20 de março de 2009

BOA! Gmail integra ‘botão de pânico’: instale-o

SÃO PAULO – Quantas vezes, na hora exata que enviamos um e-mail, percebemos um erro de digitação, ou então, que o remetente está errado? Era algo sem volta até ontem. Agora, o Gmail traz cinco segundos de tolerância para nossas caixas.

Anunciado ontem (18/2) pelo Google, o recurso chamado de “Undo Send” (algo como “desfazer envio”, em português) é simples. Uma vez ativado na área de aplicativos e complementos do Gmail, o “Labs”, ele sempre deixará a opção de cancelar a mensagem logo após o usuário enviá-la.

Em outras palavras, o recurso atrasa o envio por cinco segundos, tempo que o desenvolvedor julgou ser suficiente para você pensar direito no que digitou. Caso sinta alguma insegurança e queira revisar outra vez, basta clicar no botão “Desfazer” dentro do curto espaço de tempo e a mesma mensagem será aberta para edição.

Os usuários brasileiros conseguirão utilizar o recurso em português, sim, mas antes, para instalar, precisarão mudar o idioma da caixa de entrada por alguns minutos. Isso porque o “Labs” não pode ser acessado na língua portuguesa.

Para instalar a mini-aplicação, então, mude o idioma para inglês (pode ser tanto do Reino Unido quanto do Estados Unidos) nas “Configurações” do Gmail, no topo da tela. Feito, acesse o mesmo espaço que agora se chama “Settings” e clique em “Labs”.

Na lista, procure pelo nome já citado de “Undo Send” e dê um clique em “Enable” para ativar a ferramenta. Depois de salvas as configurações, o ‘botão de emergência’ já estará funcionando normalmente. Caso queira voltar ao idioma anterior, basta ir em “General” e selecioná-lo.

O “Undo Send” funciona da mesma maneira em português e em inglês – fato confirmado por teste da INFO Online. Infelizmente, não se pode estipular o tempo desejado de tolerância antes de mandar e-mails.

O“Mail Goggles”, por sua vez, consegue ser mais personalizável e rigoroso. Elaborado para barrar as chamadas “mensagens etílicas” pela noite, ele propõe desafios aritméticos antes do envio de cada e-mail. A vantagem é que ele pode ser programado para ser usado por todo o tempo, ou somente em alguns períodos do dia, na página de configurações gerais.

Fonte: Info Exame online. http://info.abril.com.br/

0 comentários: