18 de março de 2009

Banda larga cresce 46% em um ano no Brasil

Um estudo da Cisco aponta que o Brasil terminou 2008 com 11,81 milhões de conexões banda larga, um salto de 45,9% em relação aos 8 milhões de conexões anotadas no fim de 2007.

De acordo com o estudo Barômetro da Cisco, a redução de impostos que incidem sobre PCs e a oferta de novos planos de banda larga, com opções de preços mais populares, fomentou a expansão da tecnologia no país.

No relatório, a Cisco afirma que o mercado de banda larga segue em expansão, apesar da crise financeira mundial. No entanto, é possível perceber os efeitos da retração econômica quando vemos em separado os dados do primeiro e do segundo semestre de 2008.

No segundo semestre, período em que a crise foi deflagrada, o crescimento no número de conexões fixas foi de apenas 12,6%. No ano todo, esta expansão foi de 31,2%.

A diferença entre os 31,2% (expansão da banda larga fixa) e os 45,9% (expansão total) é explicada pelo boom de acessos móveis à internet, via smartphones e notebooks que navegam em redes 3G.

Até o início de 2008, a conexão móvel tinha participação ínfima no total de links banda larga. No final de 2008, elas já respondiam por 16,8% do total de contratos de internet no Brasil.

Com a forte expansão do ano passado, a relação de conexões banda larga por 100 mil habitantes chegou a 5,16%, frente 4,6% anotados em junho/08. O crescimento elevou para 16% o número de residências com acesso à banda larga no país.

A Cisco manteve inalterada sua previsão de que o país chegará a 15 milhões de conexões banda larga até 2010. Segundo o presidente da Cisco Brasil, Rodrigo Abreu, os números do Barômetro mostram que o setor continua aquecido, apesar do impacto da crise.

Abreu disse que investimentos em novas tecnologias, como WiMAX, têm boas perspectivas de emplacar no país, impulsionadas pelo desejo dos brasileiros de ter acesso à banda larga.

O estudo mostra ainda que 88,6% das conexões estão em residências e só 11,4% em empresas. Ao longo do ano passado, a participação das casas ganhou um ponto percentual sobre o setor corporativo, o que aponta para um crescimento mais acelerado da adoção de banda larga nas residências.

A mesma análise aponta uma predominância de São Paulo neste setor da economia. De acordo com o barômetro, 31,9% das conexões rápidas se concentram no Estado. São Paulo foi apontado também como a região que mais consome laptops e onde há a maior 


Fonte: Info Online - http://info.abril.com.br

0 comentários: