15 de fevereiro de 2009

PC World- Ótima Matéria: Saiba o que fazer em caso de perda de senha do Windows XP ou do Vista

Os diversos tipo de contas de usuário num ambiente Windows conferem privilégios diferentes a perfis diferentes. Da mesma forma que um administrador tem poderes pra mexer e fazer alterações em toda a máquina, um usuário limitado é impedido de realizar tarefas mais delicadas, como instalação de programas e alterações em configurações de segurança.

Nesse último caso, a senha do administrador é solicitada, para evitar que qualquer um possa vir a fazer besteiras em uma máquina – e pior ainda em uma rede, afetando os computadores ligados a ela.

A exigência de senha pode até ser uma pedra no sapato de vez em quando, mas ela não impede você de realizar nenhuma tarefa - a não ser que você não saiba a password. Isso sim pode ser o grande vilão da história.

Por isso, é importante saber o que fazer caso se esqueça ou perca sua senha. Pensemos em alguns cenários distintos - primeiramente no caso do Windows XP.

Cenário 1: Seu PC tem mais de um usuário com perfil de administrador
Esse caso, talvez seja o mais simples. É só fazer login como um segundo administrador que já exista. Acesse o Painel de Controle, Contas de usuários e dê um “reset” no usuário cuja senha foi esquecida.

Cenário 2: Não há outro perfil de administrador disponível
Nesta situação, você só pode acessar o sistema a partir de uma conta com limitações e a opção de resetar senhas certamente não estará disponível.
O procedimento alternativo é o seguinte: na tela de login do Windows, onde ficam as contas de usuário, pressione Ctrl e Del simultaneamente. Na caixa de diálogo que vai se abrir, escreva “Administrador” no campo Nome do Usuário.
Trata-se de um usuário administrativo padrão do Windows. Por meio dele, é possível restaurar a senha perdida do perfil em questão.
Repita os passos do Cenário 1

Cenário 3: Utilize o modo de segurança
É só uma alternativa de usar o perfil Administrador padrão do Windows: por meio do modo de segurança. Reinicie a máquina e pressione F8 antes que o Windows seja carregado. No menu de Opções avançadas, escolha a primeira, Modo de segurança. O XP então será carregado e vai mostrar uma tela de logon com os ícones dos usuários já estabelecidos e um para a conta do Administrador. Entre como Administrador. De volta ao Windows, é só repetir os passoa já citados no Cenário 1.

Cenário 4: Softwares de recuperação de senha
Uma das opções para isso é o Ophcrack. Você vai precisar fazer o download em outro computador. Queime um CD com o software e use o disco com o Ophcrack para dar boot no PC cujo usuário teve a senha perdida. Este software ativa uma grande base de senhas, que pode recuperar o seu password em questão de minutos.
Existem outras soluções, mais delicadas, que podem envolver perda de dados. Dois programas grátis, oOffline NT Password & Registry Editor e o Emergency Boot CD reiniciam as senhas de sistema.

Cenário 5: nada disso deu certo
Neste quadro, pode ser necessário adotar a solução mais drástica: reinstalar o sistema operacional. Seus arquivos serão mantidos, mas os updates e patches de sistema infelizmente não. Nem pense em fazer isso se você não possuir o CD de instalação do Windows.

Windows Vista
O caso do Vista é mais complicado, pois não há tantas possibilidades como no XP. Afinal, a Microsoft percebeu o tamanho da vulnerabilidade que representava deixar sempre à disposição um Administrador padrão sem senha para emergências. 

De acordo com o suporte da Microsoft, não restam muitas alternativas para reaver uma password, no caso do Vista, a não ser ter um disco de redefinição de senha em mãos:

"Se você esqueceu a sua senha domínio, deve contatar o administrador de sistema para redefinir a sua senha. Se você não estiver em um domínio, pode redefinir sua senha usando um disco de redefinição de senha ou uma conta de administrador", diz a empresa.

Para criar um disco de redefinição de senhas, siga esses passos:

1) Pressione CTRL+ALT+DEL e clique em Alterar uma senha.

2) Em Nome de usuário, digite o nome de usuário da conta para a qual você deseja criar um disco de redefinição de senha.

senha_windows_2

3) Clique no atalho criar um disco de redefinição de senha

4) Siga as etapas do Assistente para recuperação de senha até concluir o procedimento. Guarde o disco de redefinição de senha em local seguro.

Caso você não tenha feito esse disco preventivamente e não houver uma segunda conta de administrador, não será possível redefinir a senha, e você será obrigado a reinstalar o Windows, diz a MS:

"Se não houver outras contas de usuário no computador, você não conseguirá fazer logon no Windows e terá que reinstalar o Windows".

Fonte: http://pcworld.uol.com.br

- Vale lembrar que além das formas acima citadas, ainda existem programas "maliciosos" que servem para recuperar as senhas do Windows. Eu digo malicioso, pois a grande maioria é usada por hackers.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu fiz tudo que esta escrito ai... :^( mas no final de tudo quando bateu aquela esperança, aparece um aviso erro no acistente ao tentar redefinir sua senha. Meu Deus ja estou louco rs

Tem alguma coisa a ver, pois sou Adm do Pc e meu irmão é padrão.
é da conta dele que estou fazendo esse disco de redefinição... me ajuda

e-mail srburnocastro@hotmail.com

att
bruno

Michael Freitas de Melo disse...

Prezado Bruno, tentei entrar em contato através do seu e-mail, mas está retornando.

Agradeço os eu acesso ao blog. Bom, qual o sistema operacional que você está tentando recuperar sua senha?

No XP, é bom atentar a esta informação:

Cenário 2: Não há outro perfil de administrador disponível
Nesta situação, você só pode acessar o sistema a partir de uma conta com limitações e a opção de resetar senhas certamente não estará disponível.
O procedimento alternativo é o seguinte: na tela de login do Windows, onde ficam as contas de usuário, pressione Ctrl e Del simultaneamente. Na caixa de diálogo que vai se abrir, escreva “Administrador” no campo Nome do Usuário.
Trata-se de um usuário administrativo padrão do Windows. Por meio dele, é possível restaurar a senha perdida do perfil em questão.
Repita os passos do Cenário 1

Você deve tentar a partir da conta de administrador, se não, não terá efeito.

Abs.