4 de novembro de 2008

Número de PCs brasileiros infectados por malwares aumenta em 92%

RIO - O número de computadores infectados por malwares aumentou em 92% primeiro semestre de 2008, em relação ao mesmo período do ano passado. As ameaças utilizadas para roubo de identidade (logins e senhas) de bancos, os trojans Win32\bancos e Win32\banker, lideraram o ranking, tendo sido encontradas em mais de 60% das máquinas nacionais infectadas.

A Microsoft divulgou nesta terça-feira dados brasileiros relacionados ao seu Relatório de Inteligência e Segurança, apresentado na segunda. O documento traz pela primeira vez informações nacionais e indica crescimento do número de ameaças criadas para roubar senhas bancárias.

Das 10 principais ameaças identificadas no Brasil, sete são malwares (trojans e worms) e as outras três são softwares potencialmente indesejados (adwares, spywares, etc). No ranking mundial de ataques de malwares, que é liderado pelo Afeganistão, o Brasil ocupa a 6ª colocação.

A quantidade total de softwares mal-intencionados e indesejados removidos de computadores em todo o mundo cresceu aproximadamente 43% no primeiro semestre deste ano. O estudo indica que os ataques ocorrem cada vez mais por meio de aplicativos, cerca de 90%, e menos via sistema operacional, aproximadamente 10%.

Entre as ações indicadas pela Microsoft para evitar a infecção de computadores estão:

- Verificar e aplicar regularmente as atualizações de software, inclusive aquelas voltadas aos aplicativos de terceiros;

- Ter um firewall sempre ativo;

- Instalar e manter programas atualizados de antivírus e antispyware que ofereçam maior proteção contra programas de software mal-intencionados e potencialmente indesejados;

- Ter cuidado ao abrir links e anexos originados de e-mails e mensagens instantâneas. Fazer isso mesmo quando a fonte for conhecida e confiável.

Para consultar o Relatório de Inteligência de Segurança da companhia e outros dados relacionados ao tema, em inglês, basta acessar o link a seguir: http://www.microsoft.com/sir.

Os interessados em ter informações mais específicas, em português, de como proteger o seu computador também podem obtê-las por meio dos seguintes sites:

http://www.microsoft.com/brasil/protect/computer/spyware/default.mspx

http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/viruses/virus101.mspx

http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/spyware/default.mspx

http://www.microsoft.com/brasil/protect/yourself/phishing/identify.mspx

fonte: O globo (online)

2 comentários:

Hasso disse...

E o pior, a maioria dos computadores que estão infectados, são de programas para furto de dados (de acordo com uma notícia que eu li).


Ei primo, depois passa lá no http://desastregrafico.blogspot.com

flw

Hasso disse...

ei primo, o seu "Seguidores do Blog (0)" está com defeito, estou tentando ser seguidor e não está indo

flw