19 de novembro de 2008

Um dos maiores servidores de spam do mundo é desconectado

Citando o início da notícia no TechReport, "se a quantidade de spam em sua caixa de entrada diminuiu nos últimos dias, não é porque seu filtro de spam de repente decidiu trabalhar em horas extras". De acordo com relatórios da Washington Post, um dos maiores servidores web de operadores botnet e de outros serviços ilegais ficou offline.

Duas fornecedoras de Internet cortaram a conectividade do McColo dias atrás, depois de se ter sido descobertas evidências incrimitatórias. O diretor de um dos provedores até se assustou com o tamanho do impacto que causou com o aperto de alguns botões. Horas depois de desligar as conexões do servidor, o IronPort registrou 66% de quedas nos níveis de spam, e o Spamcop.net disse que o volume de emails por segundo caiu de 40 para 10.

Sediado na Califórnia, o MColo armazenava a "espinha dorsal" de cinco botnets conhecidos: o Mega-D, Srizbi, Pushdo, Rustock e Warezov. O primeiro enviava 10 bilhões de emails em um dia, e segundo a especializada em tracking de botnets Marshal afirma que os cinco juntos enviavam 75% de todo o spam a cada dia. O McColo era responsável por emails de produtos farmacêuticos (principalmente os voltados para impotência sexual), produtos falsificados, falsos softwares de segurança, e pornografia ilícita.

0 comentários: