13 de outubro de 2008

iPod forma geração de surdos...

SÃO PAULO - Pesquisa de comissão européia diz que popularização dos MP3 players vai cobrar a conta em dez anos.

O fenômeno dos iPods e tocadores de MP3 é relativamente recente no mundo e, sua massificação, ainda não completou uma década, avalia um estudo do Comitê Científico Europeu de Riscos à Saúde.

Segundo o estudo, o uso de MP3 Player com fone dentro do ouvido favorece a perda de audição. Adolescentes e jovens na casa dos 20 anos não perceberiam a diminuição da acuidade auditiva imediatamente.

Os efeitos nocivos da música alta só serão percebidos em uma década ou quando entrarem na casa dos 30 anos, avalia a pesquisa.

De acordo com a pesquisa, os grupos mais expostos a riscos são aqueles que ouvem MP3 player ao menos cinco horas por semana. Mas malefícios podem ser notados mesmo para quem ouve apenas 28 segundos por dia de música alta, diz.

O estudo revelou que boa parte dos jovens ouve música no iPod com sons entre 100 e 115 decibéis, quando o nível recomendado é sempre inferior a 60 decibéis.

Fones externos e contra ruídos ajudam a preservar a audição, diz a pesquisa. Jovens com histórico familiar de perda de audição (avós que ouvem muito mal, por exemplo) são o principal grupo de risco, pois aliam comportamento arriscado (uso em excesso de MP3 player) e pré-disposição genética.

Fonte: Plantão info exame

0 comentários: