7 de julho de 2009

Dicas para o Windows 7

Salve amigos,

A Info Exame deste mês trouxe 20 dicas para você sair na frente com o Windows 7, e algumas delas achei muito interessante e resolvi compartilhar aqui com vocês.


Dica 1 - Verifique se seu Micro está Pronto para o Sistema
Apesar do Windows 7 ser mais leve do que o Vista é importante verificar se seu Hardware está pronto para receber a nova versão da Microsoft. Para isso a M$ preparou a ferramenta chamada Windows 7 Upgrade Advisor (http://migre.me/3k30). É só rodar o programa.

Dica 2 - Instalação Pelo Pen Drive
Para instalar o Windows 7 a partir de um Pen Drive é necessário um modelo com, no mínimo 4GB de espaço disponível e formatado no padrão FAT32.

Conecte o pen drive ao PC. No Windows XP ou Vista abra o Prompt de Comando e tecle diskpart. Na janela que surge, digite list disk. Localize o número correspondente ao pen drive e digite os comandos abaixo, substituindo o K pelo número do pen drive:

select disk K
clean
create partition primary
select partition 1
active
format fs=NTFS
assign
exit

Depois, abra o Prompt do DOS e navegue a pasta boot no DVD do Windows 7. Rode o comando bootsect /nt60 K:, substituindo o K pela letra que identifica o pen drive.
Depois é só copiar o conteúdo do DVD do Windows 7 para o pen drive e fazer o boot por meio dele.

Dica 3 – Modo Windows XP
O Windows 7 tem uma boa compatibilidade com os programas atuais, porém os programas que não rodam no Vista, também não rodam no 7. Para contornar essa limitação a M$ criou o modo Windows XP (http://migre.me/3k5F). Trata-se de uma máquina virtual pronta para rodar o Windows XP, é necessário fazer o download do virtual PC e do XP Mode, que basicamente é uma máquina virtual com Windows XP SP3. Este recurso está disponível para a versão Release Candidate, mas vale lembrar que na versão final do sistema somente as edições Ultimate e Professional terão esta opção.

Dica 4 – Finja que é Outro
No Windows vista isso já era permitido, no Windows 7 para rodar programas como Administrador basta segurar as teclas Ctrl e Shift e, ao mesmo tempo, dar um duplo clique no programa a ser executado. Além disso, o novo sistema trouxe a uma opção rápida para rodar programas como outro usuário, Ela é útil para quem administra redes ou quer configurar aplicativos par avarias pessoas na mesma máquina. Para isso segure a tecla Shift e clique com o botão direito no item a ser executado. Escolha a opção Executar Como Usuário Diferente. Será preciso teclar o nome do usuário e sua senha na janela que aparece.

Dica 5 – Ajuda ao Amigo
O Windows 7 traz um recurso para facilitar a vida de quem tem de entender os programas alheiros e oferecer ajuda ou até mesmo um suporte técnico.
Para isso basta pedir ao usuário para teclar psr no campo de comando do Menu Iniciar e dar Enter. Será executado o programa Gravador de Passos para Reprodução de Problemas. Clique em iniciar Gravação e repita os passos para chegar ao problema. Depois de atingi-lo, basta clicar em Parar Gravação. Será gerado um arquivo detalhado (e zipado), com capturas de tela a cada clique e que pode ser enviado para facilitar E MUITO o suporte.

Essa na minha opinião é a melhor dica de todas.

Vale lembrar que o Windows 7 tem lançamento previsto para o dia 22 de outubro e que sua versão release candidate está disponível no site da Microsoft (http://www.microsoft.com/windows/windows-7/download.aspx) até agosto. A mesma funcionará até março sem problema algum.

Abraços
Michael Freitas de Melo (O Galego)

Base de dados: Info Exame edição nº 281 (Julho/09)

0 comentários: