11 de setembro de 2008

O que pode interferir no sinal de sua rede Wireless.

As redes 802.11b operam na freqüência de 2.4Ghz, que é liberada e usada por uma série de aparelhos. Os mais comuns são os fornos de microondas. Há também telefones sem fio que trabalham nessa freqüência, embora no Brasil sejam mais comuns os modelos de 900MHz. Eu já tive casos de um barômetro atapalhar a conexão.

Portanto, dependendo da localização de aparelhos como esses em caso ou no escritório, eles podem acabar baixando a potencia da rede e eventualmente até derrubar o sinal. 

Uma vantagem de quem usa as redes 802.11a é que a freqüência de 5GHz não é tão disputada quanto a de 2.4GHz e tem mais canais de radio, isso evita a interferência causada por microondas ou telefones sem fio.

Quanto mais barreiras houver no caminho em que o sinal da rede passa, mais interferências você pode ter. 

Reservatórios de água (como aquários, bebedouros e aquecedores de água), metal, vidro e paredes de concreto são alguns exemplos clássicos na lista dos especialistas de Wireless. 

Um inofensivo garrafão de água no caminho entre o ponto de acesso e o computador pode acabar estragando os planos de uma rede Wireless estável. 

A lista não termina ai. Materiais como cobre, madeiras pesadas e grandes pilhas de papel também devem ser evitados. Entretanto, como Wireless não é uma ciência exata: o que afeta um projeto pode não interferir em outro. Só a instalação na prática vai dizer.


Base: Conteúdo Global

0 comentários: