23 de setembro de 2008

Chrome terá extensões de terceiros e scripts personalizáveis

O Google Chrome, embora em estágio de desenvolvimento, causou muito alvoroço em toda a Internet. Sendo um navegador para aqueles que buscam uma interface limpa, simples e objetiva, deixa um pouco a desejar para outros usuários que desejam um navegador completo e cheio de recursos. Essa lacuna pretende ser preenchida pelo Google em breve, afirma o site InformationWeek.

De acordo com a fonte, o Google informou na "New York Web 2.0 Expo" que o Chrome terá suporte a add-ons de terceiros. O plano visa uma aproximação ao Firefox, que é altamente personalizável com plugins, dando aos usuários e desenvolvedores uma grande flexibilidade dentro de um navegador relativamente simples. Mas, segundo o autor do anúncio, Ojan Vafai, o Google vai trabalhar para uma integração addon+navegador mais confiável e estável, já que, segundo ele, muitos clientes do Firefox reclamam da instabilidade de determinadas expansões. A empresa também pretende desenvolver algo como o GreaseMonkey do Firefox, que customiza determinadas páginas com o auxílio de scripts, integrando por exemplo o Google Calendar com o GMail. O fundador do GreaseMonkey já está trabalhando com o pessoal do Chrome.

Mas não achem que a Mozilla está de olhos fechados para o Chrome, muito pelo contrário. Na mesma exposição, o CTO Brendan Eich disse que o Firefox implementará o conceito "uma aba, um processo" do Chrome, ou seja, um processo para cada aba aberta, melhorando a segurança e integridade do navegador. Vale lembrar que estamos falando de navegadores em código aberto, e pegar um trechinho de código daqui e por acolá é algo totalmente válido. 


Isso é ótimo para nós os internautas, essa disputa saudável entre browsers, trazendo boas novidades, cada vez mais agrega praticidade e rapidez. E enquanto isso o IE vai ficando cada vez mais retardatário ....

Abs.

0 comentários: