2 de setembro de 2008

Google lança seu navegador - CHROME

SÃO PAULO - O Google liberou o download de seu navegador Google Chrome para usuários em 100 países.

Ainda sob a etiqueta “beta”, o Google Chrome promete ser mais eficaz ao rodar aplicativos online, como as ferramentas de produtividade Google Docs, Gmail e o editor de imagens Picasa.

O browser também integra o Google Gears, sistema que permite ao usuário continuar trabalhando em aplicações online mesmo quando a conexão com a web é perdida.

O Gears sincroniza os dados do PC do usuário com suas contas no Google e atualiza as informações assim que o computador volta a ter uma conexão ativa.

De acordo com Darin Fisher, engenheiro de software do projeto Chrome, o Google decidiu investir num browser próprio a fim de garantir um aplicativo estável o suficiente para que seus usuários possam trabalhar com e-mails e textos de forma confiável.

“Buscamos um navegador que fosse mais rápido, estável e seguro que os já existentes no mercado. E, ao mesmo tempo, que esta ferramenta fosse clara, limpa e eficiente”, anotou Fisher no blog do Google.

Embalado pela força do Google, o Chrome deve se consolidar como um forte rival para o Internet Explorer, da Microsoft e o Firefox, da Mozilla.

Desenvolvido em código-aberto, o Chrome poderá receber melhorias da comunidade de software, como já acontece com o Firefox.

Atualmente, o IE detém 72% do mercado global de navegadores e a Microsoft trabalha na oitava versão de seu navegador. O IE 8 teve recentemente seu segundo beta liberado pela Microsoft. A versão final do IE8 está prevista para dezembro.

Já a Mozilla estreou, este ano, a versão 3.0 do Firefox. O programa tornou-se o mais baixado do mundo num prazo de 24 horas. Em seu dia de estréia, o Firefox 3.0 foi baixado 8,2 milhões de vezes.

Fonte: Info Exame

0 comentários: