24 de junho de 2008

Mitos da Tecnologia

Salve amigos,
Dando aquele cotidiano "rolé" pela ondas da internet, achei uma excelente matéria no G1 portal de noticias da globo, esta materia que foi postada por Fernando Panissi, é muito boa, pois eu tinha este mesmo intuito de falar sobre alguns mitos da Tecnologia, bom como ele fez um excelente texto irei apenas colocar aqui em meu blog, e facilitar mais ainda a leitura do mesmo.

>>> Dois antivírus simultâneos dobram a proteção do computador
Não é verdade. Muitas pessoas acreditam que o uso de dois antivírus duplica a eficiência na prevenção de pragas virtuais, mas isso não acontece. Um programa antivírus faz a monitoração constante dos arquivos acessados, programas executados e também alterações em registros e configurações do sistema.

Dois programas fazendo a mesma coisa podem gerar conflitos: eles podem ter reações de defesa por considerar que o outro antivírus se comporta como uma praga, verificando o sistema constantemente. A reação pode ser tentar bloqueá-lo, deixando seu sistema instável.

Outro ponto importante é o desempenho. Dois programas realizando as mesmas tarefas consomem mais recursos de hardware, podendo também gerar lentidão do sistema.

Então, fica esclarecido: antivírus é apenas um, sempre atualizado.

>>> Formatar o HD inúmeras vezes pode estragá-lo
O que pode ser considerado um problema é o tempo que leva para formatar e reinstalar tudo novamente, porém não vejo outros contras em formatar o HD inúmeras vezes. Existe uma série de outros fatores mais importantes e relevantes que influenciam na vida útil do HD, como variações de voltagem e impacto durante o uso. Claro que todo componente eletrônico tem vida útil e uma hora vai apresentar problemas, mas não é a formatação constante que irá apressar a necessidade de troca.

>>> Windows é muito vulnerável

Essa frase está associada a muitas opiniões e até mesmo muito fanatismo dos seguidores do Linux, do MacOS e, claro, do Windows. É notório que a Microsoft evolui gradualmente ao longo dos anos com seu sistema operacional. Eu, honestamente, não julgo o Windows vulnerável, se configurado adequadamente, suportado por programas de segurança e tendo um uso consciente por parte de seus usuários.
A quantidade de vulnerabilidades descobertas no Windows se dá por um fator simples: exposição de mercado. O Windows é o sistema mais usado do mundo e, além disso, muitas pessoas dedicam-se a buscar suas vulnerabilidades para explorá-las. Todos os sistemas possuem falhas, que são freqüentemente descobertas e corrigidas de forma geralmente rápida.

>>> HD cheio deixa o computador lento
Muitas pessoas têm a idéia de que a quantidade de arquivos salvos em disco pode influenciar o desempenho do sistema, o que é um equivoco. Ter muitos arquivos armazenados não compromete o desempenho. O único problema que um HD lotado pode gerar no sistema é a falta de espaço para criar arquivos temporários requisitados pelos programas.

>>> Mac precisa de hardware proprietário e não tem muitos programas
Esse mito já teve certo fundamento, mas há muitos – muitos mesmo – anos. Hoje os computadores da Apple vêm com arquitetura de processadores da Intel e possuem versões dos principais softwares de mercado, além de um sem número de aplicações gratuitas e pagas disponíveis na rede.

>>> Nada no meu PC pode interessar a um hacker
Grande erro. Seu comportamento, principalmente se realiza compras on-line, é um grande atrativo para criminosos virtuais, sedentos por se apoderarem de seus dados bancários e de cartão de crédito. Todo computador ligado à rede está, de certa forma, vulnerável a ataques. Por esse motivo é sempre importantíssimo manter o sistema operacional atualizado, antivírus instalado e outros programas como anti-spyware, firewall e etc.

>>> Dobrar a memória dobra o desempenho do computador
Isso não é verdade. O aumento de memória irá, certamente, aumentar o desempenho do computador, mas afirmar que o desempenho será o dobro é irreal. Na prática, você sentirá mudanças no funcionamento se seu computador usar com freqüência a memória virtual. Nesse caso, acrescentando mais RAM o PC vai parar de consumir a memória virtual, trazendo a percepção de melhora no desempenho.

>>> Mande este e-mail para 100 pessoas e ganhe um celular
Correntes, correntes e correntes. Elas são uma das maiores pragas virtuais da atualidade. Não acredite em nenhuma dessas pegadinhas. Não repasse esse tipo de e-mail nem dê importância a eles. Outra coisa importante: a Receita Federal não entra em contato com você por e-mail para regularizar seu CPF e bancos não mandam links em e-mails. Ah, e é claro. Cartão virtual de pessoas que você não conhece? Pode ter certeza que é um vírus. Não abra.

Por: Fernando Panissi - G1.com.br


0 comentários: