5 de junho de 2008

Intel é multada em US$ 25 mi na Coréia do Sul

SÃO PAULO – Comissão sul coreana antitruste multa a Intel em US$ 25, 4 milhões por domínio do mercado de chip.

A Korea Fair Trade Commission decidiu multar a Intel, líder na fabricação de microprocessadores, por violação de leis antitruste.

A decisão decorre de uma investigação que durou cerca de três anos. Em comunicado oficial a KFTC informa que a Intel havia prometido pagar restituição a dois fabricantes de computadores, a Samsung Electronics Co Ltd (005930.KS) e a Trigem Computer, entre 2002 e 2005, caso eles não comprassem chips da concorrência, a Advanced Micro Devices.

Em entrevista ao Wall Street Journal, Bruce Sewell, conselheiro geral da Intel que está à frente do processo, refutou as acusações afirmando que a empresa irá recorrer à decisão.

A Intel está na mira de organizações semelhantes na Europa e nos Estados Unidos. Todas elas questionam a maneira como a empresa domina o mercado de microprocessadores.

Sewell afirmou ao jornal New York Times que a empresa irá aguardar a notificação oficial da KFTC, que pode demorar de 30 a 60 dias. Até lá, a Intel ganhará tempo para decidir se irá pedir à comissão que reconsidere a multa ou se irá recorrer à corte.

0 comentários: