27 de maio de 2008

Seguindo com as Definições

P2P

- Sigla para "peer to peer" (em português, ponto a ponto), é o nome dado aos diversos serviços de compartilhamento de arquivos pela internet. Em vez de serem armazenados em um computador central, os arquivos distribuídos ficam disponíveis diretamente do PC de quem utiliza o serviço.

As tecnologias P2P buscar reduzem o custo e facilitam a distribuição de conteúdo, já que quem faz o download dos arquivos normalmente é incentivado - ou mesmo obrigado - a ajudar outros internautas a baixá-los. As tecnologias mais populares de P2P são o Bittorrent e o eMule.

Quem utiliza redes P2P deve tomar cuidado com a grande quantidade de arquivos ilegais disponíveis nessas redes. Mas, embora sejam ferramentas muito usadas por piratas, os serviços também ajudam na distribuição de software e música livre e gratuita.

PC
Sigla para Personal Computer (computador pessoal). É um dos nomes dos computadores que utilizamos em casa e no escritório. O termo surgiu na década de 70, quando surgiram máquinas com menor tamanho e preço do que os gigantescos computadores
existentes até então.

Spam

Mensagem eletrônica de conteúdo publicitário enviada por empresas sem a autorização do destinatário. A estratégia começou a ser explorada em e-mails e já se adaptou a novos formatos como mensagens instantâneas e comentários em blogs.

A fórmula foi adaptada para espalhar pragas virtuais pela internet, tentando enganar os internautas com mensagens de caráter apelativo, geralmente sobre temas como sexo, dinheiro e produtos imperdíveis.

XML

Sigla para 'eXtensible Markup Language'. É uma linguagem de programação utilizada para armazenar e organizar informações. Está presente na maioria dos serviços da internet.

As páginas de diversos sites utilizam informações armazenadas em XML buscar, assim como serviços RSS, por exemplo. O que o usuário 'enxerga' ao acessar um site ou ler uma notícia em um 'feed', no entanto, é resultado da interação entre os dados armazenados em XML e outras linguagens, como o HTML.

Texto retirado 100% do site g1.globo.com - O Portal de Noticias da Globo

0 comentários: