25 de maio de 2008

O que é? O que é? - Explicações sobre nomes e termso da Informática

Salve amigos,

Em minha lida diária no G1, mas especificamente na página de técnologia, vi uma série de explicações sobre termos e nomes usados na informática em geral e que poucos conhecem seu verdadeiro significado, achei interessante e resolvi divulgar por aqui também.

O que é:

World Wide Web
- Normalmente chamada apenas de 'web' ou 'WWW', é o conjunto de textos, imagens, sons e conteúdo multimídia que compõe boa parte da internet. São informações acessadas por um navegador (ou, em inglês, 'browser') e interligadas por links. Apesar da internet ser uma 'invenção' americana, a web foi criada pelo CERN (sigla em francês para Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear), na Suíça. O criador do padrão é Tim Berners-Lee. Atualmente, os padrões da web são gerenciados pelo World Wide Web Consortium (W3C), órgão internacional presidido por Berners-Lee.

Webmail
- Serviço de mensagens eletrônicas que, em vez de ser acessado por programas como o Outlook, permite que usuário receba e envie mensagens por meio de uma página na web. Um dos primeiros serviços gratuitos de webmail a fazer sucesso na rede foi o Hotmail, da Microsoft. Hoje, além do Hotmail, também são populares o Yahoo! Mail e o GMail, do Google.

Bluetooth
-Tecnologia nascida em 1994 na Suécia, o Bluetooth é um protocolo para troca de dados sem fio entre aparelhos eletrônicos.
Por seu baixo consumo de energia, é utilizado principalmente para conectar telefones celular a fones de ouvido e a outros aparelhos celulares.
Também é utilizado pelo videogames Nintendo Wii e Playstation 3, dotados de controles sem fio.
O Bluetooth também serve para redes sem fio de computadores, mas perde em popularidade para o Wi-Fi, que permite trocas mais velozes de dados.

Backup
-É uma cópia atualizada regularmente das informações armazenadas em um computador ou em uma rede de computadores. É utilizada principalmente por segurança: caso haja uma falha no computador, a maior parte das informações relevantes estará salva no backup. O backup pode ser feito copiando os dados do disco rígido do computador para mídias graváveis (como CD-R e DVD-R), para outros discos rígidos ou até mesmo para serviços de armazenamento virtuais, na internet.

Durante a semana irei postar outros nomes e termos importantes da Informática.

Boa semana para todos!

0 comentários: