26 de maio de 2008

Continuando> Definições sobre termos e nomes da informática...

Disco rígido
-Componente do computador ou de outros aparelhos eletrônicos - como iPods - onde são armazenados programas e dados salvos pelo usuário. Em português, o nome mais comum é disco rígido, mas também é comum ler os nomes 'hard disk' (ou a sigla HD buscar) e 'winchester'.
O disco rígido é, na verdade, formado por vários discos de alumínio ou vidro cobertos por um material magnético. As informações, compostas por bits, são gravadas alterando a polaridade deste material.
Os primeiros HDs tinham capacidade para cerca de 5 Megabytes (MB). Os computadores atuais têm sua capacidade de armazenamento medida em Gigabytes. Cada GB equivale a 1.024 MB. Já há HDs com 1 Terabyte de capacidade, ou 1.024 Gigabytes.

DOS
-Sigla para Disk Operating Systems, é o nome dado ao sistema operacional presente na maioria dos buscar computadores entre 1981 e o surgimento do Windows 95. O mais comum era o MS-DOS, criado para a IBM pela Microsoft de Bill Gates, também responsável pelo desenvolvimento do Windows. Na era DOS, ao invés do ambiente gráfico repleto de ícones que utilizamos atualmente, os comandos para que os computadores abrissem ou fechassem programas eram dados pelo teclado. O sistema operacional, que é a base do funcionamento dos computadores, precisava sersimples, já que a potência das máquinas era muito inferior às de hoje. A última versão do MS-DOS foi lançada em 2000. Há, no entanto, um projeto de código aberto do FreeDOS, que continua em desenvolvimento.

Firewall
- Chama-se firewall o sistema utilizado para filtrar as informações enviadas e recebidas por computadores ligados a redes.
O firewall é basicamente um programa que é executado em um servidor, no próprio computador do usuário ligado à internet ou mesmo em um equipamento específico como um roteador. O programa estabelece regras para evitar, por exemplo, que os computadores de uma rede local sejam 'invadidos' por hackers.

GSM
-
É a tecnologia de comunicação para telefones celulares mais popular do mundo. A sigla significa Global System for Mobile communications, ou 'sistema global para comunicações móveis'.Foi criado na Europa, e entrou em operação pela primeira vez em 1991.
A grande vantagem dos telefones que operam na rede GSM buscar é a facilidade da troca de aparelho: as informações da linha telefônica são armazenadas em um chip, que pode ser colocado aparelhos compatíveis com a tecnologia.

MP3
-Abreviação de 'MPEG-1 Audio Layer 3', o MP3 é um padrão para comprimir arquivos de áudio. O formato MP3 facilitou a troca de músicas pela internet, já que criou arquivos que podiam ser baixados mais facilmente.

O padrão também é o responsável pelo surgimento de aparelhos portáteis de música, como o iPod. Ao 'encolher' os dados do arquivo musical - em um processo que reduz a qualidade da gravação -, a canção passa a consumir 10% do espaço que ocupava em um CD.


Fonte Principal: G1 portal e noticias da Globo.com

0 comentários: