29 de maio de 2007

O que é traffic Shaping

Traffic shaping, em informática no contexto de redes de computadores, é o condicionamento do débito de redes, com a finalidade de prioritizar o tráfego e gerir a largura de banda disponível.
O termo entrou em voga a partir do uso de programas
VoIP, que permitem a conversação telefonia através da internet. Com isso, as despesas de usuário com telefonia podem ser drásticamente reduzidas.
Como o provimento de acesso ao backbone da Internet é feito, no Brasil, pelas próprias empresas de telefonia, estas estão aplicando o uso de programas de gestão de dados, onde é feita uma análise do tipo de utilização, e assim uma suposta melhoria do tráfego de pacotes. Na prática, o objetivo é priorizar a navegação, e bloquear/diminuir a qualidade de programas como
Skype, VoIP de telefonia via Internet. P2P e FTP também podem ser afetados negativamente.
Após a instalação destes programas de Traffic Shaping, notou-se uma perda importante na viabilidade do uso de programas de telefonia gratuita na Internet, o que obviamente indica uma proteção de mercado pelas telefônicas, usando uma discreta interferência na viabilidade destes programas.
Em alguns casos, utilizadores têm afirmado que tornou-se praticamente inviável o uso de qualquer programa de telefonia que concorra ou tire parte dos lucros das telefônicas.
Os programas de traffic shaping podem ainda fazer logs dos hábitos de utilizadores, capturar informações sobre IPs acedidos, ativar gravações automáticas a partir de determinadas condutas, reduzir ou interferir na transferência de dados de cada utilizador, tudo supostamente "para melhorar a qualidade de navegação". Isto ainda bloqueando redes P2P, FTP, etc, sempre discretamente, sem que se possa configurar uma agressão ao direito do consumidor, que paga para ter banda larga mas acaba apenas com uma navegação rápida, sem todos outros recursos que a internet propicia.
A
Telemar, a Brasiltelecom e o NET Vírtua já o utilizam.
A
Netcabo, a Netvisão, a Oni, a Zaap[1] e a Optimus em Portugal também já utilizam a técnica.
O uso de traffic shaping por parte dos provedores de acesso à internet é facilmente comprovado por vários utilizadores dos serviços. Mas os provedores costumam desmentir o uso de tal técnica.
Em maior ou menor grau, com maior ou menor discrição, com maior ou menor agressividade, quase todos os ISPs lusitanos praticam o estrangulamento de certas portas (ou mesmo a queda da ligação de algumas a bastantes vezes por dia), especialmente quando deparam com a utilização de programas P2P.
Mas felizmente existem soluções contra o Traffic Shaping ilegal. Um novo projecto português iniciou essa luta a algum tempo atrás fazendo pesquisa na área dos pacotes TCP. Os primeiros resultados começam agora a aparecer na forma de um programa que promete repôr os direitos dos utilizadores. Podem consultar o estado do projecto em
http://www.zonafinal.com/netmax.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

0 comentários: