17 de maio de 2007

MICRO TUTORIAL ROTEADOR Encore ENHWI-G

FONTE: SrLan - (http://www.modemclub.com.br/forum/bandalarga)

Para configurar ROTEADOR Encore ENHWI-G é tudo muito simples, mas chato de fazer.

A) Caso você queira usá-lo como roteador
B) Caso você queira usá-lo como acess point
C) Evitando que roubem sua internet por WI FI
D) Caso você tenha problemas com Emule e o ENHWI-G

OBS.: Caso você tenha modem ADSL roteado use a opção B. Caso utilize o discador do Windows (modem em bridge) use a opção A.


A) O ENHWI-G possui duas partes, a de roteador (uma porta WAN) que permite a mais de um PC se conectar a internet e a parte de "Switch" + "Wi FI". A rede Wi Fi e as quatro portas de rede arás dele estão completamente integradas, de modo que a rede Wi fi enxerga a rede cabeada e vice versa, então, se os computadores estiverem configurados corretamente, você poderá compartilhar arquivos e impressoras de sua rede interna, independente de estar usando WI FI ou cabo. Somente a internet ficará dependente do roteador caso você não tenha um modem já roteado.

Então use o roteador do ENHWI-G

A-1) ligue o aparelho na tomada sem configurar nada e sem ligar nenhum fio de rede a ele. Nesse momento todos os PCs com Wireless já estarão conectados a ele.

A-2) clique no ícone de rede Wi Fi na bandeja do Windows (do lado do relógio) e configure o IP como cliente DHCP automático. Faça o mesmo com o DNS e coloque em automático. Normalmente a rede do Windows já é configurada como cliente DHCP.

Se você tem linux ou MAC OSx certifique-se que sua placa de rede Wi Fi está configurada como cliente DHCP. Assim sua Rede Wi Fi terá um IP atribuído pelo Servidor DHCP do ENHWI-G automaticamente.

A-3) Digite no navegador de internet 192.168.1.1 e aperte "enter".
Use como login e senha "admin"

Login: admin
Senha: admin

A tela de configuração do ENHWI-G deve aparecer. Se não aparecer reset o aparelho, desconecte o modem ADSL ou CAbleModem de sua rede e tente novamente. Se ainda não aparecer ative a rede sem fio no seu notebook. Se não resolver encaixe a antena de 2DBi que veio com o ENHWI-G na parte de traz do ENHWI-G. Se não resolver use temporariamente um cabo de rede comum ligado a uma das 4 portas LAN arás do ENHWI-G. Se não resolver troque o aparelho que comprou.

A-4) Na pagina verde que vai aparecer clique em "MAIN" que estará na esquerda e depois clique na palavra WAN na parte de cima da pagina. Aparecerão as configurações de conexão com a internet.

A-5) Se você usa modem roteado ou CableModem use a conexão por "DHCP client or fixed IP" e selecione logo abaixo "Obtain IP automaticaly".
Depois clique em APPLY, espere o aparelho reiniciar (cerca de 30 segundos) e clique em "BACK".

A-6) Se você usa o discador PPPoE escolha-o e configure sua conta de provedor com nome e login que você usa para acessar seu provedor de internet. Certifique-se de marcar a opção reconect on demand e clique em APPLY e depois de 30 segundos em BACK.

A-7) Se você usa a conexão PPTP escolha-a e configure os IPs de acordo com aquilo que seu provedor de internet lhe passou. clique em APPLY e depois de 30 segundos em BACK.

A-8) Na parte de cima da pagina clique em Password e mude a senha de admin para outra de sua escolha. Isso é importante para evitar que pessoas não autorizadas invadam seu equipamento.

A-9) Neste ponto você pode conectar o seu modem ou CableModem na porta WAN do ENHWI-G, que é aquele conector que fica separado dos outros 4.
Feito isso seu computador já deverá ser capaz de acessar a internet sem nenhum problema. Caso isso não aconteça desligue tudo e ligue novamente deixando para ligar o PC por ultimo.


Caso você tenha um modem já roteado pode desprezar o roteador do ENHWI-G simplesmente deixando de usá-lo, esquecendo que a porta WAN existe.


B-1) Para usar o ENHWI-G como acess point ou ponto de acesso você terá de desligar o Servidor DHCP do ENHWI-G e utilizar o servidor DHCP de seu modem ou CableModem. Esta configuração também serve caso você utilize o discador PPPoE do Windows, ou seja, caso seu modem esteja em modo Bridge.

B-2) ligue o aparelho na tomada sem configurar nada e sem ligar nenhum fio de rede a ele. Nesse momento todos os PCs com Wireless já estarão conectados a ele.

B-3) clique no ícone de rede Wi Fi na bandeja do Windows (do lado do relógio) e configure o IP como cliente DHCP automático. Faça o mesmo com o DNS e coloque em automático. Normalmente a rede do Windows já é configurada como cliente DHCP.

Se você tem linux ou MAC OSx certifique-se que sua placa de rede Wi Fi está configurada como cliente DHCP. Assim sua Rede Wi Fi terá um IP atribuído pelo Servidor DHCP do ENHWI-G automaticamente.

B-4) Digite no navegador de internet 192.168.1.1 e aperte "enter".
Use como login e senha "admin"

Login: admin
Senha: admin

A tela de configuração do ENHWI-G deve aparecer. Se não aparecer reset o aparelho, desconecte o modem ADSL ou CAbleModem de sua rede e tente novamente. Se ainda não aparecer ative a rede sem fio no seu notebook. Se não resolver encaixe a antena de 2DBi que veio com o ENHWI-G na parte de traz do ENHWI-G. Se não resolver use temporariamente um cabo de rede comum ligado a uma das 4 portas LAN arás do ENHWI-G. Se não resolver troque o aparelho que comprou.

B-5) Na pagina verde que vai aparecer clique em "MAIN" que estará na esquerda e depois Escolha DHCP SERVER -> Disable.

B-6) Agora vem o truque para transformar o ENHWI-G em um Acess Point. Preste atenção. O IP de servidor do ENHWI-G é 192.168.1.1 e por isso nenhum outro servidor de sua rede pode usar esse ip, nem mesmo seu modem senão haverá conflito entre o ENHWI-G e seu modem e a rede não funciona. Nesse caso mude o IP do ENHWI-G

Mude o IP que aparece em IP ADRESS de 192.168.1.1 para 192.168.2.1 e mude o IP que aparece em START IP para 192.168.2.100 e mude também o END IP para 192.168.2.199.

IP ADRESS de 192.168.1.1 para 192.168.2.1
START IP de 192.168.1.100 para 192.168.2.100
END IP de 192.168.1.199 para 192.168.2.199
DHCP SERVER > DISABLED

Clique em APPLY e espere o ENHWI-G reiniciar.

B-7) Agora para acessar as configurações do ENHWI-G você precisa reconfigurar sua placa de rede WI FI ou cabeada para o novo IP dele:

Sua placa de rede:
ip 192.168.2.2
Gateway 192.168.2.1
DNS 192.168.2.1

digite no navegador 192.168.2.1 e aperte enter.
Assim você acessa novamente as configurações do ENHWI-G.

Se você estiver usando um modem roteado basta deixar as configurações da sua placa de rede WI FI ou cabeada para "Obter IP automaticamente" ou usar um ip diferente de 192.168.2.xxx


B-8) Ligue o modem roteado ou CableModem a uma das 4 portas LAN que são aquelas que ficam juntinhas uma do lado da outra. Você não poderá usar a porta WAN que é aquela quinta porta que fica separada das outras 4 portas porque ela está atrelada ao roteador do ENHWI-G.

B-9) Pronto! você já deve ser capaz de acessar a internet tanto pela rede sem fio Wi Fi (wireless) como também pela rede cabeada através do roteador do seu modem ADSL ou CableModem tendo o ENHWI-G funcionando como acess point e/ou Switch.


Quando se liga o ENHWI-G ele permite acesso aberto a qualquer placa de rede Wi Fi que esteja nas proximidades, inclusive daquele seu vizinho, ou do hacker que passa na frente da sua casa com um notebook WI FI. Então vamos proteger a rede sem fio para que somente acesse a sua internet quem você permitir.

C-1)Digite no navegador 192.168.1.1
Se você estiver usando o ENHWI-G como acess point reconfigure sua placa de rede com o ip correto. VER ITEM B-6 e B-7.

C-2) Clique na guia da esquerda em Wireless, depois encima da página clique em BASIC

C-3) Troque o SSID para um outro nome diferente de "default". Evite colocar um nome que identifique você ou sua empresa, pois isso torna sua rede anônima por não se saber quem é o dono dela.
Wireless radio on
SSID sentinela
channel xx

Clique em Apply e espere o ENHWI-G reiniciar

C-4) Clique agora em "WEP" na parte de cima da pagina de configuração

Escolha o tipo de criptografia que vai utilizar e configure aqui no roteador e nos computadores que podem usar a rede Wi FI. OS computadores que não forem configurados com o código WEP, WAP ou WAP-PSK corretos não conseguirão se conectar ao ENHWI-G, esteja ele funcionando como roteador ou como bridge.

Consulte na internet como configurar a criptografia WEP ou WAP, pois este é um outro tutorial.

C-5) Em resumo para configurar a criptografia WEP

Escolha a opção
SHARED
HEX
128 bits
Key 1

Em Key 1 você deve digitar um código de 24 dígitos (128 bits) usando números de 0 a 9 e as letras de A até F.
Um exemplo seria 474d5067c8add4s6a9aaa974334

Quanto mais aleatório esse código melhor.
Crie esse código e guarde-o pois você precisará configurar todas as placas WI FI com ele. Não utilize o código que coloquei aqui. Para sua segurança crie o seu próprio código.

Clique em Apply e espere o ENHWI-G reiniciar

C-6) Em resumo para configurar a criptografia WAP PSK

Se escolher essa criptografia digite uma frase nos campos "Passphrase" e "Confirmed Passphrase".

Clique em Apply e espere o ENHWI-G reiniciar

Depois configure essa mesma frase em todas as placas Wi Fi de sua rede através do Windows, Linux ou Mac OSx.

C-7) Clique agora na guia "advanced" na parte de cima da pagina.
escolha a opção
SSID Broadcast Disabled

Isso evita que placas não configuradas encontrem sua rede sem fios. Somente placas configuradas poderão ver sua rede WI FI.

Clique em Apply e espere o ENHWI-G reiniciar

Sua rede deve estar protegida. No Windows a conexão aparece com um cadeado fechado indicando que a conexão está utilizando criptografia e está segura.


D) Caso você tenha problemas com Emule e o ENHWI-G, saiba que eu tive o mesmo problema e penei até descobrir que o ChipSet do ENHWI-G DA ENCORE é o mesmo da DLINK mas a encore simplesmente ignora o consumidor e não oferece correção de firmware para o problema, enquanto a DLINK já possui solução para o problema.

A solução então é desabilitar as conexões UDP do Emule e abrir uma porta TCP para ele. Isso funciona mas o emule demora pra encontrar fontes para o arquivo. Para abrir uma porta no ENHWI-G clique na guia da esquerda em ACESS e depois na guia de cima em VIRTUAL SERVER.

Preencha os campos

Enable Enable
Name Emule
Protocol TCP
Private Port 4662 (a porta TCP que o emule usa)
Public Port 4662 (a porta TCP que o emule usa)
LAN Server 192.168.x.x (o ip da sua maquina da rede interna)

clique em ADD e depois reinicie o ENHWI-G.

No emule vá em "preferencias" > conexão > PORTA DO CLIENTE > UDP > DESATIVADO.

Outra solução é usar o roteador do seu modem e usar o ENHWI-G apenas como Acess Point desprezando o fraco roteador dele. Assim o emule funciona muito bem.

Você pode ainda mudar no emule o limite maximo de conexão de 800 para 20. Isso também funciona, apesar de "lentificar" o emule.
No emule vá em "preferencias" > conexão > LIMITE DE CONEXAO > 20.

Bom, espero ter ajudado A TODOS que compraram esse equipamento que não é ruim mas que tem varias limitações e um péssimo atendimento ao consumidor por parte da ENCORE.

Ele não é de todo ruim para o consumidor comum que acessa a internet e quer entrar para o mundo Wi Fi. Mas se você é um Usuário Que gosta de exceder os limites e tem uma grana extra para gastar, aconselho a não comprar este aparelho.

Mas você é um usuário que quer ter a liberdade do Wi Fi e ainda por cima levar um roteador e um Switch de quebra por um preço muito em conta, então esse aparelho é excelente para você.

Na rede Sem fio a latência é de no maximo 4 ms, e normalmente é de apenas 2 ms, de acordo com o comando PING. Valores normais para qualquer conexão Wi FI. Seu alcance de sinal é fraco mas muito eficiente mantendo os 54Mbits mesmo através de varias paredes azulejadas e canos de água, a uma distancia de 20 metros. O que é bom pois eu não quero um sinal forte na casa do meu vizinho.

O único ponto fraco desse aparelho é a limitação apresentada na manipulação de muitas conexões de pacotes UDP e a ausência de criptografia ADES.

19 comentários:

Anônimo disse...

Olá MIchel.. parabens pelo blog. Será que poderia me dar um help ? Lí todo o tutorial sobre o roteador encore, mas nao estou conseguindo mesmo assim fazer a conexao wireless, com o Virtua. Lí alguma coisa sobra clonar MAC.. enfim, poderia me dar um passo a passo ? Desde já agradeço.
Abraços, Jean.

Anônimo disse...

cara nao sei se vc vai ler isso aki pq o post ja tenm alguns meses... mas seu post salvou minha vida, essa encore é muito escroto de configurar.
brigadasso ae!

Anônimo disse...

Caro colega, gostei muito das informções que vc postou no blog, espero que vc continue ajudando as pessoas que tem dificuldade em entender certas configurações, como eu.
Obrigado

Vanessa disse...

ola, vc poderia me dar uma ajuda pelo msn, não to conseguindo de jeito nenhum fazer isso funcionar.
vanessa.noia@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo tutorial! Prático e eficiente. Abraços!

Anônimo disse...

Amigão falou quase tudo, possuo uma rede wireless aqui mas tem um porém, ela cai quando entro no msn, ja rodei a internet inteira e nao consigo configurar de jeito nenhum, librei portas, troquei cabo, mexi na configuração e nada deu certo, o msn sempre derruba minha conexao, se puder me ajudar agradeço.
Abs

Anônimo disse...

Ah meu e-mail é

rodrigopratte@hotmail.com

Anônimo disse...

Amigos, somente uma dica se o roteador depois de configurado começar a cai a conexao toda hora e as vezes e semprereiniciar tente desabilitar o recurso UPNP que deve resolver. no mais é um bom router

Unknown disse...

Pessoal, parabens !!! falta apenas os comentarios de como consultar o firmware atual do router e saber como atualiza-lo. Fico no aguardo.
Rosivaldo

Anônimo disse...

Olá, Galego.
Parabéns pelo tutorial!
Qual a potência de transmissão deste aparelho da Encore? Procurei em tudo qto é canto e não encontrei nada.
Instalei uma antena de 10Dbi para ampliar alcance, mas tá pior do que a antena de 2Dbi que vem com ele. Vc sabe qual é a potência máxima de antena que este aparelho suporta?

Anônimo disse...

Olá, Galego.
Parabéns pelo tutorial!
Qual a potência de transmissão deste aparelho da Encore? Procurei em tudo qto é canto e não encontrei nada.
Instalei uma antena de 10Dbi para ampliar alcance, mas tá pior do que a antena de 2Dbi que vem com ele. Vc sabe qual é a potência máxima de antena que este aparelho suporta?

Michael Freitas de Melo disse...

Prezado Luciano,
Até onde sei a potência dele da antena dele é de 5DBi.

E o alcance do sinal é de 100m quadrados. Que podem ser interferidos pelas paredes e outras barreiras existentes no local.

Abs.

Anônimo disse...

Muito bom seu tutorial...recorri ao mesmo , na seguinte situação, acabei de adquirir um aparelho celular (motorola Q11) com wifi..que em rede wifi aberta (shopping center) funciona bem e em minha casa..nada!!!
Tenho em minha casa esse router (ENHWI-G) que está conectado a um modem adsl router Planet ADE-3100, da parte traseira do Encore sai um cabo de rede que liga no desktop. Uso dessa forma há muito tempo e tenho dois laptop wifi que funcionam bem! Mas preciso de um help..o que fazer?? pode me ajudar? msn..wafmauricio@hotmail.com

Fran Souza disse...

Michael, parabéns pelo seu interesse em ajudar os "coitados" que apanham dessa tecnologia, mas tb não consegui configurar essa droga de roteador (O meu é Encore 802.11) mas acho que dá tudo na mesma.Eu encontro ele na conexão de rede, mas não consigo de jeito nenhum a conexão e agora não entro nem a pau naquele endereço 192.168.1.1 - Já tô com vontade de mandar esse roteador pela janela !
Já desliguei modem (tenho conexão através de modem virtua /net fone)
Se vc puder ajudar mais uma pobre mortal eu agradeço !

Michael Freitas de Melo disse...

Francine,
Se puder me adiciona no MSN para que eu possa te ajudar melhor. michael_atilla@hotmail.com

Unknown disse...

oi Michel...Seguinte:estou tendo alguns probleminhas com o roteador Encore aqui, e se vc puder me ajudar, agradeço. Adicionei vc no msn hoje (08/06/2009). Obrigada. Ana Claudia.

Anônimo disse...

alguem pela Amor de Deus, alguem que sabe mexer com roteador encore ENHWI-G fazendo que dois roteadores do mesmo modelo fazendo uma conexao sem fio com esses dois roteadores me manda um tutorial. nao kero perder a cabeça, ainda kero casar, rsrsrs
meu email jhones_tonga18@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Michel! sou curiosa e tenho conseguido bastante exito , porém este roteador ENCORE ENHWI-G3 está me dando uma surra, quero alcançar com ele a minha impressora HP C4780. SÃO MICHEL, VC PODE ME AJUDAR?
por favor - passo a passo.
interliguei ele com o modem (velox), e acusou na tela que estava configurando automáticamente,mas só o que consegui foi fazer o MSN derrubar a internet toda hora.
Vou te add no MSN. obrigada

Fabio disse...

EU TE AMO!!!!!!

Estava a dias atras destas configurações.

Valeu.