31 de agosto de 2007

Os Novos Meios de Comunicação

Visitando o Blog do amigo e conterrâneo Caramuru Paiva, me deparei com a excelente dissertação que ele faz a respeito dessa nossa nova era! Gostei tanto que estou postando aqui em meu blog para que mais pessoas possam ler!
Parabéns amigo!

Os Novos Meios de Comunicação

A expansão dos modernos meios de comunicação tem ocorrido numa velocidade estonteante. Por exemplo, desconheço um município no interior do Rio Grande do Norte que não disponha de serviço de INTERNET e das popularizadas LAN HOUSE, levando a rede mundial de computadores para um público majoritariamente jovem e das camadas mais pobres.

A telefonia celular é outro meio de comunicação que rapidamente se tornou um acessório básico e comum em quase todo o país. O nosso Estado é proporcionalmente o que mais possui aparelhos celulares no território brasileiro.

Os dois meios de comunicação trouxeram e continuarão provocando por um longo tempo mudanças profundas nas culturas e nos ambientes de trabalho. Comunicados, ofícios e contatos profissionais que anteriormente levavam até semanas para chegarem aos destinos, hoje são realizados em questão de segundos.

A velocidade da informação e os tempos nos trabalhos ficaram completamente diferentes com o advento da INTERNET e do telefone celular. Os homens e as mulheres que não possuem passam a sofrer uma enorme defasagem profissional percebidas pelos que tem acesso somente a partir do momento que passam algumas horas off line ou fora de área de serviço.

Podemos afirmar que com os dois novos meios de comunicação a noticia fica mais rápida e mais livre, fora dos ditames da censura prévia. Portanto, são importantes instrumentos na consolidação da democracia nos espaços de comunicação de massa. Mesmo considerando os abusos, irresponsabilidades e arbitrariedades realizadas com essas ferramentas.

Sob o prisma da consolidação da liberdade de comunicação, podemos concluir que as conseqüências negativas originárias do mau uso das duas ferramentas não superam as 1001 utilidades da INTERNET e da telefonia celular para corroborar com o encurtamento das distâncias e, assim, possam apoiar na luta de nos levar de uma posição atrasada para outro estágio aonde a informação contribua para promover a inclusão e a solidariedade entre os povos do mundo.


Caramuru Paiva, engenheiro agrônomo e coordenador do pólo PT médio oeste do RN.

1 comentários:

Anônimo disse...

kleiton RN atualmente moro em São Paulo.
Sem esses meios de comunicação na vida atual, somos comparados com a idade da pedra. Não estando atualizado você perde muitas oportunidades de empregos.
Através dos meios de comunicação você fica com uma carta a mais na manga.