2 de agosto de 2007

Entendendo O Acesso a Internet Via Rádio ...

Matéria Publicada no CGNEWS - 02/08/07


Internet Via Rádio
O Acesso Via Rádio é uma das tecnologias de banda larga à Internet que mais cresce atualmente, transportando sinais de Internet de um Provedor de Acesso até o cliente final através de sinais de rádio, antenas transmissoras e receptoras e cabeamento de rede. Vale ressaltar que o sinal de rádio e as antenas não são prejudiciais à saúde. Esse tipo de acesso a Internet atende empresas, shoppings, condomínios verticais e casas. O mesmo possui inúmeras vantagens em relação ao acesso discado, forma mais comum de conexão à Internet, e também em relação a outros tipos de conexão banda larga.

Como funciona o acesso Via Rádio?
O funcionamento do Acesso via Rádio é simples. O sinal é enviado através de servidores e antenas máster, até uma antena receptora localizada no cliente. No caso de uma casa, o equipamento se resume a uma antena que recebe o sinal (receptora), localizada no ponto mais alto da edificação (terraço, caixa-d’água) e um computador equipado com uma placa de rádio.

Como todo tipo de serviço, o acesso a internet via Rádio tem suas vantagens e desvantagens.

Principais Vantagens:
Não há necessidade de discar a conexão, Conexão ativa 24h.
O Acesso é mais rápido e bem mais em conta do que por linha discada.
Excelente Custo Beneficio e Fácil instalação.

Grande desvantagem:
Na grande maioria dos acessos a internet via rádio, as velocidades não passam de no máximo 256kbps, alguns trabalhando apenas com 64 e 128kbps, o que é muito pouco para o padrão mundial que é de 7MB e Nacional que já chega a quase 1Mb, em ADSL Terrestres.

Você Sabia?
No Brasil algumas cidades já tem "em testes" acesso a internet através da energia elétrica e é chamada de Power Line Communications (PLC). A cidade de Barreirinhas/MA é pioneira nesse serviço, a mesma está passando por uma fase de testes.

Dica:

Faça uma desfragmentarão do seu HD (Hard Drive0 pelo menos uma vez por semana, isso ajuda a manter seu computador mais rápido, pois ela organiza seus arquivos dentro do Hard

1 comentários:

RedViolin disse...

é verdade q pela conexão a rádio é mais dificil fazer downloads de programas P2P, tipo emule, ares, torrents ?