9 de julho de 2007

Compartilhar o Virtua Usando Roteador

Amigos, abaixo segue um pequeno Tutorial sobre como compartilhar a Internet Virtua usando o roteador D-Link DI-604.

Plugue o cabo de rede do modem do virtua na porta WAN do roteador,
Plugue um cabo de Rede do seu computador para uma porta LAN do roteador. Acesse as configurações de IP da placa, e coloquea para obter IP automáticamente.
Certifique-se que sua conexão pegou IP: 192.168.0.2 com Gateway: 192.168.0.1 - Abra o browser e digite o IP 192.168.0.1. Aparecerá uma tela de login, digite como usuário admin e senha em branco.
OBS.: Em alguns roteadores, a senha do usuario admin não era em branco. O login é o seguinte (tudo em minúscula): Usuario: admin senha: password
Click em Run Wizard
Click em Next
Se preferir atribua uma senha para o roteador, e confirme. Como é a primeira configuração dele, apenas clique em next.
Selecione o fuso horário e -3:00:00 Buenox, Brasília, Gerogetown e clique em Next.
Marque a opção Dynamic IP Address e depois clique em Next.
Clique em Clone MAC Address em seguida Clique em OK.
10º Aparecerá a tela com o MAC da placa de rede clonado. Clique em Next.
11º Na tela seguinte, aparecerá a mensagem de Setup Completed. Basta você clicar em Restart, que a configuração estará completa e o router será reiniciado.

12º Conecte-se novamente ao router, através do IP 192.168.0.1, clique na aba superior Status, e uma tela contendo seu IP real e configurações de DNS, deverá aparecer.

13º Pronto agora basta colocar as outras máquinas nas saídas LAN, colocar todas para obter IP automáticamente e BELEZA!

OBS; Este turorial baseia-se unica e exclusivamente no uso do D-Link DI604 como roteador, caso seja usado outro modelo de roteador, as configurações são similares, porém diferentes para cada marca.

Qualquer dúvida e sugestão comentem aê!

Michael Melo

13 comentários:

Anônimo disse...

Boa Mulekote, quando o Virtua chegar na minha rua em setembro pensarei nisso! Enquano isso, tenho que ficar com meu Velox fapiado q so baixa p2p. Flw, abs!

Anônimo disse...

Valeu Michael Melo pela dica, um grande abraço velho, fica com deus.

Bosco

Juazeiro-BA
19/07/07

Eduardo Paci Galvão disse...

Olá, tudo bem?
Vi uma mensagem sua em um forum, sobre um problema que vc estava tendo, o roteador estava atribuindo IP 169.. para as máquinas. Meu DI-524 funcionou meses a fio, mas a partir de ontem está dando este problema. Se eu tento conectar sem roteador, funciona. Com roteador, ele não atribui Ip e não consigo acessar o 192.168.0.1!!! Cara, se puder me dar uma luz, agradeço. Eduardo, egalvao@egalvao.com.br

Scheila Stihler de Souza disse...

Olá Michael. Ontem instalaram o Net Virtua aqui em casa, e me servi do teu tutorial pra configurar minha rede aqui. Até funcionou. Liguei o cabo de rede no meu notebook, fiz as configurações, e meu PC (que está longe do modem) agora acessa internet via wireless como eu gostaria. Porém, se eu tiro o cabo de rede do meu notebook, não consigo fazê-lo conectar via wireless também. Ele acusa sempre como "Desconectado". Por mais que eu tente reparar a conexão, e reconectar, ele desconecta, faz todo processo e por fim me retorna o tal "Desconectado". Acredito que possa ter relação ao fato de ter clonado o Mac (ou posso estar falando a maior bobagem), mas não sei como resolver isso. Eu queria os dois computadores rodando sem a necessidade de cabo, somente via wireless. Você tem alguma idéia de como resolver? Meu roteador é um DLink DI-524, mas a tela de configuração é exatamente igual a que você utiliza. Se puder me ajudar, agradeço.

Michael Freitas de Melo disse...

Prezado Mestre Cuca,
No seu notebook a rede sem fio aparece normalmente ?? Quando você manda conectar aparece algum erro ?

Me adicione no MSN para que eu possa te ajudar melhor: michael_atilla@hotmail.com

Unknown disse...

mac clonado é da placa de rede do pc ou do moden?

Anônimo disse...

Michael, tenho um not e um pc aqui e gostaria que você me explicasse qual o procediemento pra clonar o mac para eu acessar a net pelo not sem ter que ligar o pc.
Tenho um roteador Intelbras wrs 240E 108mbps, o meu tipo de acesso aqui é via satélite banda larga star one, e usa um proragra para poder liberar o acesso. Já consegui fazer a configuração bácia para acessar net pelo roteador com o not, mas o pc tem que estar ligado. Sendo como é, gostaria de saber se tem como fazer para acessar a net pelo roteador com notebook, sem ter que ligar o pc servidor.
Desde de já agradeço!
Um abraço.

Michael Freitas de Melo disse...

Prezado Urso,
Por favor me adicione no MSN para que possa te ajudar melhor: michael_atilla@hotmail.com

Abs.

Anônimo disse...

Ok Michael, já te add no MSN (Urso)
o meu é antoniolelio@hotmail.com
Por gentileza me add ai no seu, pra gente converssar sobre a clonagem do MAC sobre tipo de acesso via satélite star one.

Abs > Urso

Unknown disse...

Agradeço pelo roteiro que vc disponibilizou...Porém....eu fiz tudo certinho, mas o meu modem não está passando dados para o notebook ou qualquer outro aparelho wireles...to tentando fazer de tudo aqui mas não tá dando certo....vc poderia me ajudar?
obrigado.

Unknown disse...

thaigo macedo,

Olá amigo, será que vc pode me ajudar estou tendo problemas em fazer uma rede sem fio, na net.

1 - PC-Descketop está com Windows XP
2 - Notebook está com windows 7.
3 - Routeador Wirells que estou usando é um TP-Link - TL-WR841ND.

Como que eu faço esta rede, funcionar e se contectar a net virtua?

atualmente o PC-descketop está contectado ao virtua ao mondem com um cabo USB e um de Rede.

Ai fiz o seguinte, contectei o cabo q sai do pc-desctop, numa das portas lan do routeado, ai entrei 192.168.1.1, configurei, o como dinamic IP, clonei o mac, e configurei a wireless, SSID - casa, canal 6 etc..., (uma duvida eu tenho que deixa o DHCP enable ou disable) coloquei seguraça etc... depois dei o reboot, coloquei o cabo q sai do modem na Wan do routeador ai quando eu deixo o DHCP disable eu consigo me contectar no descketop mas não consigo entrar na internet no notebook via wireless, e quando deixo o DHCP enable não consigo entrar em nada, poxa amigo me ajuda,

meu msn é thaigmacedo@yahoo.com.br
caso vc não consiga me add me mando seu msn por ele.
vlw

orlandolake disse...

valeu amigo, as informações me salvaram, deu tudo certo aqui....

Muito obrigado!!!!

Anônimo disse...

Valeu cara, funcionou tambem para o modem d-link wbr-2310
flw
thanks man...
you're amazing