4 de março de 2008

Após morte do HD DVD, China exibe CH DVD

SÃO PAULO - A indústria de alta definição da China revelou um novo formato de DVD na CeBIT.

O formato, chamado de CH DVD, é uma tecnologia similar ao HD DVD da Toshiba, que perdeu a disputa para o padrão Blu-ray, da Sony.

Apresentado pela China High Definition DVD Industry Association (CHDA), o formato é uma alternativa local para evitar o pagamento de royalties à Sony, detentora dos direitos do Blu-ray.

A idéia da associação não é disputar com o Blu-ray a preferência do mercado e dos consumidores no mundo, mas garantir uma alternativa de alta definição para explorar o mercado interno sem pagar nada à Sony.

Desta forma, a indústria chinesa poderia produzir seus filmes para o mercado local em CH DVD ou, ainda, licenciar filmes de Hollywood no formato para vendas no país asiático.

O formato apresenta características extras de proteção contra a pirataria, o que pode ser um inventivo para estúdios americanos toparem explorar o formato na China.

Segundo a CHDA, os discos em CH DVD rodam normalmente em players HD DVD, da Toshiba.

Fonte: Info Exame

Minha Opinião: Achei uma boa saber disto, pois assim teremos sempre uma segunda opção, mas vejamos, isso não parece mais um Piratão Chinês???? heheheh

Abraços!

0 comentários: