24 de abril de 2009

INFO: Facebook ignora usuários e muda política

NOVA YORK - O Facebook vai modificar a política de uso da rede social, apesar de os votos favoráveis à mudança terem representado uma mínima porcentagem dos membros do site.

O novo documento afirma que os usuários são os proprietários do conteúdo que publicam. A última tentativa da rede social de estabelecer mudanças causou protestos e confusões, principalmente devido ao item relacionado à quem afinal controla e é responsável pelas informações pessoais disponíveis no site. Por isso, executivos do Facebook optaram por abrir uma votação.

Mais de 600 mil dos 200 milhões de usuários do Facebook votaram e menos de três terços desses eleitores declararam seu apoio à nova política. 

O Facebook havia explicado que, para a mudança acontecer, pelo menos 60 milhões de pessoas - ou 30% dos membros - deviam ter votado a favor da modificação.
A rede social declarou que, em próximas votações, reduzirá a porcentaem mínima necessária. 

Texto: Info Exame Online

-> É bom que todos leiam os novos termos para que fiquemos atentos as mudanças, o fato de nos tornarmos responsáveis pelo conteúdo publicado, pode implicar numa série problemas posteriores, como racismo, preconceito e etc.

Mercury uma boa opção de MSN para o Ubuntu

Ainda Falando sobre o Ubuntu, estive ontem pesquisando opções similares ao MSN para utilizar no Ubuntu. Até ontem eu estava usando o Pidgin que já vem no instalado no mesmo, mas resolvi optar pela utilização do Mercury 1.9.

Ele é bastante parecido com o MSN convencional, e possuí quase todas as funcionalidades do mesmo. Para instalar no seu ubuntu basta fazer o download do arquivo .deb no site: http://mercury.im/ - executá-lo e pronto. A única exigência é que você tenha o Java instalado.

Caso ele não apareça diretamente nas aplicações de internet, basta ir no console e chamá-lo digitando: mercury.

É isso, abraços a todos!

Aumentar Som no Ubuntu 8.04

Após a instalação do Ubuntu no meu notebook, notei que o som ficou extremamente baixo em relação ao Window Vista. Ontem dando uma vasculhada na internet, percebi que este problema acontece com vários usuários.

Encontrei a solução, prática e rápida no blog: http://jmmwrite.wordpress.com e resolvi compartilhar aqui para que mais usuários possam conhecê-la:

É muito simples, vejam:

  1. Abra o alsamixer no seu terminal com o comando “sudo alsamixer
  2. Com as setas direita/esquerda, vá até o item PCM, aumente a vontade.
  3. Saia com um escape (esc)
  4. De o comando “alsactl store” para gravar as configurações.

Problema resolvido!

Abraços!


22 de abril de 2009

Hotmail agora tem mensagem instantânea

Seguindo os passos do Google e do Yahoo!, a Microsoft colocou em seu e-mail a opção de mandar mensagens instantâneas para os contatos que estiverem online.

É possível usar a ferramenta pelo Hotmail ou mesmo pela página pessoal do usuário no Windows Live. Ou seja, se você não tiver o Messenger instalado na máquina, dá para conversar com os amigos dessa rede diretamente pelo browser.

As vantagens do serviço: você pode usá-lo em qualquer máquina com navegador, inclusive numa lan house, e o histórico de mensagens fica gravado no servidor. Num teste rápido, o aplicativo não mostrou lentidão.

O problema é que a lista de contatos aparece dividida em várias páginas, e não num cantinho com barra de rolagem, como acontece no Messenger convencional. Também não dá para deixar a janela de conversa grudada na página do serviço, como é possível fazer no Google Talk.

Fonte: Info Exame

17 de abril de 2009

Ubuntu 9.04 irá se integrar com a nuvem


Apelidado de Jaunty Jackalope, a nova versão do sistema operacional baseado em Linux terá versões para desktop, servidores e netbooks – a Ubuntu NetBook Remix

Os amantes do Ubuntu podem experimentar a versão Release Candidate antes do anúncio oficial do Ubuntu 9.04, esperado para a liberação no próximo 23 de abril. Apelidado de Jaunty Jackalope, a nova versão do sistema operacional baseado em Linux terá versões para desktop, servidores e netbooks – a Ubuntu NetBook Remix. A publicação do RC é a última etapa que a empresa utulizará para corrigir eventuais bugs do sistema. “Esta é uma versão pré-lançamento do Ubuntu e está quase pronto para uso geral. É importante que o computador execute a versão atual (8.10) para garantir a estabilidade do sistema, pelo menos até o dia 23 de abril”, diz a mensagem no site do Ubuntu.
Entre as principais melhorias da nova edição do sistema operacional estão mudanças que prometem um boot mais rápido e um sistema de notificação reformulado para os desktops. Em relação aos servidores, o Ubuntu já tem integração com serviços de computação em nuvem e também apresenta melhorias em seu servidor de e-mails.
Este ano a versão do Linux que completa cinco anos de idade e melhorou muito a imagem do pingüim entre os usuários comuns. O sistema operacional já conquistou mais de 100 milhões de usuários no mundo, tem uma comunidade com 170 mil membros registrados, e lança versões novas a cada seis meses.


16 de abril de 2009

74% preferem ficar com XP a testar Windows 7

SÃO PAULO - Apesar dos elogios que recebeu de beta testers e usuários corporativos, o Windows 7 deve encontrar forte resistência para se popularizar entre usuários finais a partir de 2010, quando chega ao mercado.

Uma pesquisa feita pela Dimensional Research e compilada pela Kace Management aponta que três em cada quatro usuários do Windows XP prefere ficar com seu velho sistema operacional a migrar para o Windows 7 ou mesmo o Vista ao longo do ano que vem.

Entre os argumentos apontados pela maioria resistente estão o temor de que o Windows 7 deixe suas máquinas mais lentas e cause incompatibilidade com software e hardware.

Fonte: Info Exame online

14 de abril de 2009

Brasil sobe de 12º para quinto lugar em emissão de spam

São Paulo - EUA, Rússia, Turquia e China lideram envio de spams. Brasil teve 4% de participação no envio de spams mundial, diz Symantec.

O Brasil é o quinto maior emissor de spams no mundo, revela o Relatório Sobre Ameaças de Segurança na Internet, divulgado nesta terça-feira (14/04) pela Symantec. Mundialmente, o País foi responsável por 4% de todo o spam enviado. Na América Latina, o Brasil liderou o envio de mensagens não solicitadas, com 29% de participação na região, em 2008.

O uso de serviços financeiros para envio de phishing cresceu de pouco mais de 50% para 76% das tentativas de golpes virtuais por e-mail em 2008. Os spams relacionados à categoria de internet cresceram de 19% para 24% em um ano.

Durante o ano passado, a Symantec observou um aumento de 192% na detecção de spams em toda a rede mundial. O volume cresceu de 119,6 bilhões de mensagens em 2007 para 349,6 bilhões de spams no ano passado.

Atualmente, entre 60% e 85% dos e-mails enviados em todo o mundo representam mensagens indesejadas, de spam ou phishing, destaca Paulo Vendramini, diretor de engenharia de sistemas da Symantec na América Latina.

Os Estados Unidos lideram o ranking de envio de spams embora tenham apresentado  uma queda de participação de 45% em 2007 para 25% em 2008. A Rússia, em segundo lugar, dobrou sua participação entre os países que mais enviam spam - de 3% em 2007 para 6% em 2008. Em terceiro lugar está a Turquia, cuja participação neste ranking também aumentou de 1% para 5% em um ano, e em quarto lugar está a China.

Fonte: IDG Now

Microsoft suspende suporte ao Windows XP

A Microsoft suspende, nesta terça-feira (14) o suporte ao seu mais bem sucedido sistema operacional, o Windows XP. Apesar disso, não há motivo para os usuários se preocuparem.

A fabricante do Windows decidiu mudar o status do XP, que entra agora para o grupo dos produtos com “suporte estendido”. Na prática, isto quer dizer que a Microsoft só vai fornecer gratuitamente suporte para aspectos de segurança, como correções de falhas e patchs para proteger o sistema de novos códigos maliciosos.

Suporte para incompatibilidade com novos aplicativos e correções não relacionadas a segurança só serão feitos para usuários que assinem o plano Extended Hotfix Support.

A fim do suporte principal ao XP faz parte de uma série de esforços da Microsoft para forçar os usuários finais e empresas a migrar para os novos produtos da Microsoft, notadamente o Windows Vista e, futuramente, o Windows 7.

A decisão impacta também integradores que continuam oferecendo máquinas novas com downgrade para Windows XP. Segundo a Microsoft, o fabricante que oferecer este produto deverá ele próprio garantir suporte ao consumidor e não mais a fabricante do Windows.

As atualizações de segurança, no entanto, estão garantidas até 8 de abril de 2014, o que dá mais cinco anos de fôlego para quem não deseja abrir mão do Windows XP.

Fonte: Info Online - http://info.abril.com.br/

Brasil sobe para quinta posição em ranking mundial de ameaças em 2008

São Paulo - Brasil subiu de oitava para quinta posição em ranking da Symantec, tendo gerado 4% dos ataques a redes globais em 2008.

O Brasil foi o quinto país que mais originou e recebeu ataques a redes de computadores em 2008, tendo representado 4% das movimentações globais de ameaças globalmente, revela o Relatório Sobre Ameaças de Segurança na Internet, divulgado nesta terça-feira (14/04) pela Symantec. No relatório anterior, o Brasil ocupava a oitava posição e representada 2% das atividades maliciosas globalmente.

A inclusão digital é o principal motivador do crescimento de atividades maliciosas no Brasil, segundo a Symantec. "Com o aumento do acesso a computadores e das ofertas de banda larga - o Brasil responde por 40% das conexões rápidas na América Latina - geram novos usuários que ainda não estão amadurecidos em relação à segurança", afirma Paulo Vendramini, diretor de engenharia de sistemas da  Symantec para a América Latina.

Somente na América Latina, o Brasil lidera o ranking de atividades maliciosas, respondendo por 34% delas, bem como o número de máquinas infectadas por bots - 42% das máquinas infectadas com estes programas maliciosos capazes de usar os sistemas para promover ataques remotamente eram brasileiras no ano passado.

O Brasil também lidera o ranking de países latino-americanos que mais geram spam. Em 2008, 29% de todo o spam detectado na região partiu do Brasil. Mundialmente, o País gerou 4% das mensagens indesejadas.

Os Estados Unidos estão no topo da lista de países que mais originam ataques a redes localizadas na América Latina, com 58% de participação nos ataques detectados pela região em 2008. O país também lidera o ranking de ataques a alvos mundiais, com 25% das incidências.

O volume de códigos maliciosos detecados em 2008 pela Symantec superou 1,65 milhão, o que representa mais do que dobro em relação a 2007, quando foram detectados 624,2 mil códigos, e mais de 60% de todas as ameaças já identificadas pela empresa desde 2002. 

"A motivação continua sendo financeira, especialmente em relação ao mercado negro de informações confidenciais" aponta Vendramini.

Sites legítimos

Páginas e portais com maior volume de utilização são os principais alvos de crackers atualmente. "Esta é a grande preocupaçãpo hoje. Os criminosos coonseguem implantar até um botão transparente para uma ameaça em um site verdadeiro, por exemplo" afirma o executivo da Symantec.

"Boa parte das ameaças envolve websites, embora o volume tenha caído de mais de 17 mil em 2007 para mais de 12 mil em 2008, o volume de ameaças envolbendo aplicações web".


Fonte: IDG Now - http://idgnow.uol.com.br

7 de abril de 2009

Susto no GMAIL!!!

Salve amigos,
Após configurar meu GMAIL para atualizar meu Twitter, tomei um susto danado, fui desconectado da minha conta e ao tentar conectar novamente apareceu-me a seguinte mensagem: BLOQUEIO DE CONTA - ATIVIDADE INCOMUM DETECTADA.


Em instantes passou um filme na minha cabeça, sobre como seria ficar sem o meu GMAIL. Não pelos e-mails pois como uso o Gmail Offline, estão todas a salvo, mas sim pelo endereço de e-mail conhecido por todos os meus contatos.

Fiquei mais tranquilo quando fui verificar as outras funções do Google, como Docs, Orkut, Picasa, e estavam todos logando normalmente, somente o Gmail estava bloqueado. Como no texto do aviso dizia que poderia levar até 24h para que eu tivesse acesso novamente, resolvi esperar.

Agora duas horas depois do ocorrido o Gmail entrou novamente e normalmente, o que aconteceu? Não sei dizer, mas espero que não aconteça mais. 

Abraços!


BOA!!! Atualize seu Twitter direto do Gmail!

Se você é usuário do Twitter e tem conta no Gmail, agora você pode postar no seu microblog direto se sua página e-mail.

Com a chegada da versão em português do Gmail Labs, agora é possível instalar, sem gambiarras, o plug-in que permite postar no Twitter pelo e-mail.

Para ter acesso ao microblog no Gmail, siga os passos a seguir. Acesse seu Gmail, vá em CONFIGURAÇÕES, (no canto superior direito da caixa de entrada), depois em LABS.

Na seção de plug-ins do Gmail, ative a opção de “Adicionar qualquer gadget pelo URL”, desenvolvido por Dan P e Dong C.

Feito isso, acesse “CONFIGURAÇÕES” e em seguida “GADGETS”. No campo “Adicionar gadget pelo URL”, digite o endereço do Twitter Gadget for Gmail: http://twittergadget.appspot.com/gadget-gmail.xml e adicione o recurso.

Um ícone com o pássaro azul aparecerá no canto esquerdo do e-mail. Agora, basta se logar e permitir que o endereço do Gmail seja associado à conta do Twitter. Assim que a página for atualizada, um pequeno campo de postagem aparecerá no mesmo lado esquerdo.

Abraços!

6 de abril de 2009

Olha ISSO: Pesquisa de site revela que 30% dos homens preferem games a sexo!

Mais de 30% dos 1.130 entrevistados pelo site PS3pricecompare.co.uk disseram que trocariam uma noite romântica para jogar.

Sexo ou games? Para um terço dos homens entrevistados pelo sitewww.PS3pricecompare.co.uk, os jogos eletrônicos são mais interessantes do que fazer sexo com suas parceiras, revela a pesquisa feita com 1.130 internautas comprometidos.

De acordo com uma nota da Associated Press, a pesquisa do comparador de preços britânico especializado em PlayStation 3, ainda mostra que 72% dos entrevistados deixariam de lado uma noite romântica com suas parcerias pela chance de experimentar um novo game.

As razões dadas pelos homens para escolherem o joystick incluíram respostas como "é difícil satisfazê-la" e "não ser tão divertido" como jogar games.

Quando questionados se iriam preferir o sexo com suas parceiras a uma noite jogando videogames, 32% responderam que ficariam com os games.

Mike Elsmore, desenvolvedor do PS3pricecompare, declarou à AP que mesmo sendo fanático por games ficou surpreso com as respostas.

Fonte: http://pcworld.uol.com.br

-> Esses caras são malucos. Imagina trocar Sexo por Game... Como dizia minha vó: "Cada louco com sua loucura"...

4 de abril de 2009

Números sobre o Google!

Salve amigos, 

A Resvista Info Exame deste mês traz na capa a seguinte matéria: Dá para confiar no GOOGLE???

A matéria é muito boa, mas não é sobre a mesma que quero falar aqui. Aproveitei alguns dados divulgados na matéria e achei que seria interessante compartilhar por aqui.

Vejam só:

- São mais de 20 Petabytes de dados processados por dia. ¹
- 20.222 Funcionários  em todo mundo. ²
- 235 Milhões de buscas por dia. ³
- 24 Bilhões de resultados encontrados quando se pesquisa o número "1". 
- 10 Horas de vídeos enviaas por minuto para o YouTube. 
- US$ 2,4 Bilhões gastos com infraestrutura de TI (incluindo data centers) em 2008

Fonte: Google, Forbes (1), setembro de 2007 (2), julho de 2008 (3).

São números realmente impressioantes que mostram o tamanho da Google. 

3 de abril de 2009

Fique Ligado!!! Ataques exploram falha no PowerPoint

SÃO PAULO - Crackers estão usando arquivos de Power Point manipulados para explorar uma falha sem correção no software, alertou a Microsoft. 

Em um boletim divulgado na quinta-feira (02/04), a empresa disse que os ataques são “limitados e voltados a alvos específicos”. 

O código malicioso associado aos ataques é um Trojan.Dropper, um cavalo-de-tróia que grava outros cavalo-de-tróia no computador infectado.

Segundo o boletim da Microsoft, a vulnerabilidade permite execução remota de código se o usuários abrir o arquivo manipulado.

A falha afeta as verões do Microsoft Office PowerPoint 2000, 2002 e 2003, todas com Service Pack 3, e o Microsoft Office 2004 para Mac.

A companhia ativou o procedimento de resposta a incidente, o que significa que já está trabalhando em uma correção, mas não há data para liberação.

A Microsoft recomenda aos usuários cautela ao abrir arquivos anexos no formato PowerPoint.

Fonte: Info Online

2 de abril de 2009

Livre seu sistema do Conficker...

Ontem, os internautas e as empresas de segurança ficaram em alerta para um possível ataque do vírus Conficker. Ele não deu as caras. Mas isso não significa que o vírus foi eliminado e sumirá do mapa.

O risco do Conficker entrar em ação a qualquer momento é alto e real. E se isso acontecer, as máquinas contaminadas pela praga podem infectar outras e atrapalhar a vida do internauta, já que ela desabilita as atualizações automáticas do Windows e o recurso de recuperação de sistema. Além disso, o vírus pode abrir a porta para outros vírus e deixar a internet lenta.

O Conficker, para quem não sabe, já infectou 15 milhões de computadores. Ele é considerado tão poderoso que a Microsoft dará uma recompensa de 250 mil dólares para quem entregar o seu criador - ou a trupe que "administra" a praga virtual.

Se você, internauta, não quer correr riscos com o vírus, o primeiro passo é identificar se o vírus está no seu sistema. O aplicativo Conficker Detection Tool, disponível no Download INFO, faz essa verificação para você.

Caso o programa revele que o sistema que você usa está livre do vírus Conficker, atualize o antivírus e o Windows. Assim, as chances de contaminação diminuem.

Agora, se o programa identificar que o Windows está contaminado com o vírus Conficker, é preciso rodar um software para livrar o sistema da praga digital. Para essa função, oDownload INFO oferece os programas W32.Downadup Removal Tool e o F-downadup.

Um detalhe importante: depois de rodar um dos programas, é extremamente recomendável atualizar o antivírus e o sistema operacional Windows. 

*Sugiro a todos que façam o download do Conficker Detection Tool examinem seus PC's. Fiz o teste aqui na rede da empresa, e não detectou nada. "ainda bem!"

Conficker pode ter contaminado mais computadores do que se pensava

Por Computerworld/EUA

São Francisco - Segundo o provedor OpenDNS, vírus contaminou cerca de 500 mil máquinas de seus clientes, número bem acima do esperado.

Conficker pode ter contaminado mais computadores do que se imaginava, de acordo com o OpenDNS, provedor de infraestrutura de internet. A companhia disse na quarta-feira que mais de 500 mil de seus usuários haviam sido contaminados pelo Conficker.C, a terceira variante do vírus. No total, o OpenDNS tem mais de 10 milhões de clientes.

O provedor não disse exatamente qual a porcentagem de seus usuários que foram contaminados pela praga, apenas que o número de máquinas infectadas pelo Conficker.C foi muito maior do que o esperado. Estimativas prévias indicavam que a praga eletrônica teria contaminado até 10 milhões de máquinas. Segundo dados da McAfee, porém, o número de PCs infectados era de, aproximadamente, 12 milhões.

Mas, segundo David Ulevitch, fundador da OpenDNS, esse número “provavelmente é maior do que as pessoas imaginam, com base no que nós vimos aqui”. O OpenDNS é usado por uma pequena fração dos 1,5 bilhões de usuários e seus números, embora pequenos, podem ser considerados uma amostra de uma população maior.

Na quarta-feira (01/04), o Conficker passou a usar um novo algoritmo e começou a procurar atualizações pela internet. A empresa analisou o número de tentativas de comunicação do Conficker.C com a internet para determinar a quantidade de computadores contaminados com o verme eletrônico. A empresa não soube dizer quantos computadores estavam contaminados com as outras variantes, o Conficker.A e o Conficker.B.

Os países mais afetados, segundo o OpenDNS, foram o Vietnã, Brasil, Filipinas, Indonésia e Algéria. Mesmo com o grande número de PCs contaminados, o vírus não conseguiu causar grandes estragos nesta quarta-feira, quando deveria ser ativado. Provedores de internet do mundo inteiro bloquearam as tentativas da praga em se comunicar com servidores para se atualizar e lançar ataques. Ferramentas específicas para remover a praga também ajudaram a impedir que o vírus causasse grandes estragos.

Robert McMillan, editor do IDG News Service, em São Francisco

1 de abril de 2009

Internet Explorer perde liderança na Europa para Firefox

Informação foi divulgada pela empresa de pesquisa StatCounter. 
Firefox 3 ficou com 35,05% do mercado, contra 34,54% do IE7.

A Microsoft perdeu na semana passada a liderança do mercado europeu de navegadores pela primeira vez em anos. O Firefox 3, do Mozilla, assumiu a posição do Internet Explorer 7, informou a empresa de pesquisa StatCounter nesta terça-feira (31). 

O Firefox 3, da Mozilla Foundation, tinha 35,05% do mercado europeu de software para navegação na internet na semana passada, seguido pelo Internet Explorer 7 com 34,54%. 

"A mudança é parcialmente explicada por uma pequena troca do uso do Internet Explorer 7 pelo Internet Explorer 8, mas também pela crescente participação de mercado do Firefox 3", disse Aodhan Cullen, diretor-execeutivo da StatCounter, em um comunicado. 

"Os números mostram que o Firefox está se aproximando e agora está apenas 10% atrás de todas as versões do Internet Explorer na Europa", acrescentou Cullen. 

Em fevereiro, o Internet Explorer 7 teve uma participação de mercado de 41%, seguido pelo Firefox 3 com 24%, de acordo com a StatCounter. 


Fonte: G1

Fique Ligado!! Verme Conficker pode atacar no 1º de abril

SÃO PAULO – O malware, que já infectou milhões de PCs, pode disparar um grande ataque. A coisa parece piada, mas tem chances de ser muito séria.

Solto na internet desde novembro passado, o Conficker é um verme que se propaga explorando uma brecha no Windows. Essa brecha foi corrigida em outubro de 2008, mas nem todos aplicam as correções de segurança. 

Além disso, o Conficker também evoluiu, e tem várias versões. A mais recente, chamada Conficker.D, Conficker.C e Downandup.C (o nome varia conforme a empresa de segurança) reforçou as armas desse malware.

O Conficker.D instala-se no sistema e manobra para permanecer nas sombras, sem ser detectado. O invasor age de duas formas. Primeiro, mantém comunicação peer-to-peer (P2P) entre as máquinas infectadas, que podem enviar e receber comandos. Além disso, gera um estoque de 50 mil nomes de domínio todos os dias. Desses, tenta baixar comandos de 500 desses servidores, escolhidos aleatoriamente.

Essa segunda parte da ação, segundo os especialistas, está datada para ter início neste 1º de abril. Isso é motivo de preocupação, tendo em vista que se estima seja grande o número de máquinas infectadas. Calcula-se que em fevereiro o Conficker tenha entrado em 3 milhões de sistemas.

Não por acaso, foi nesse período que a Microsoft ofereceu a recompensa de 250 mil dólares a quem desse informação capaz de levar à captura do autor ou autores do perigoso verme. Um dos traços perigosos do Conficker é que o usuário não precisa executar nenhum programa malicioso ou visitar sites duvidosos. O simples acesso à internet usando um sistema vulnerável já basta para que a contaminação ocorra. O micro infectado se transforma num zumbi, que pode infectar outras máquinas, em rede local ou na internet.

Pesquisadores já descobriram formas de identificar máquinas infectadas e remover o Conficker. A McAfee, por exemplo, tem uma ferramenta gratuita que detecta a presença do verme. Clique no link para baixar o Conficker Detection Tool no Download INFO,

Para as empresas de segurança, não é possível afirmar qual o impacto da nova variante do Conficker em 1º de abril. Quem está em dia com as atualizações do sistema operacional e dos aplicativos não tem muito a temer. Tomara que, no final das contas a ameaça não seja tão grande assim e se torne compatível com o Dia da Mentira.

Fonte: Info Online - http://info.abril.com.br