26 de junho de 2008

BOA!!! Internauta poderá criar novos endereços de internet a partir de 2009

A agência controladora da internet aprovou nesta quinta (26) regras mais flexíveis para o registro de endereços na web. A medida, que só deve surtir efeito a partir de 2009, possibilita que milhares de novos domínios sejam registrados em alternativa ao ".com", endereço mais comum em 25 anos de controle da rede.

A medida deve mudar radicalmente a maneira de navegar na internet e tem conseqüência profundas para empresas e consumidores.

As novas extensões podem facilitar a criação de endereços mais fáceis de lembrar - já que a maioria dos nomes e marcas está registrada com a terminação ".com". Os novos nomes podem incluir localidades, como ".brasil", ou estabelecimentos comerciais, como ".banco".

A Icann (Corporação para os Nomes e Números Atribuídos na Internet) aprovou as novas normas por unanimidade em reunião em Paris (França), com a presença de 1.500 representantes de 70 países. O órgão anunciou que não vai analisar casos específicos por enquanto.

Mudanças

A Icann ainda precisa definir detalhes, como as taxas para obtenção dos novos domínios. Estima-se que o registro de cada nova extensão, que pode ser desde um nome de país até os polêmicos ".sexo" ou ".xxx", vá custar cerca de US$ 100 mil para ajudar a entidade a cobrir um custo de mais de US$ 20 milhões.

O site de leilões eBay é uma das companhias que defende um domínio próprio. Cidades como Berlim e Nova York podem se beneficiar, respectivamente, com endereços terminados em ".berlim" e ".nyc".

O conselho também aprovou a criação de domínios baseados em alfabetos como o cirílico e o chinês, contemplando o crescente número de internautas que não tem o inglês como língua nativa.

Longa negociação

A entidade controladora da internet aceitou ofertas por novos nomes em 2000 e 2004. Mas as análises levaram muito tempo e, até hoje, apenas treze propostas discutidas nessas negociações foram aprovadas.

Em outra ação, a Icann aprovou as recomendações de um modelo de "aluguel" de domínio, que permite o uso de endereços por um período de testes de até cinco dias. Dessa forma, uma empresa poderá testar se determinado endereço chama ou não a atenção dos internautas.

* Associated Press e France Presse

Fonte: g1.com.br

24 de junho de 2008

Mitos da Tecnologia

Salve amigos,
Dando aquele cotidiano "rolé" pela ondas da internet, achei uma excelente matéria no G1 portal de noticias da globo, esta materia que foi postada por Fernando Panissi, é muito boa, pois eu tinha este mesmo intuito de falar sobre alguns mitos da Tecnologia, bom como ele fez um excelente texto irei apenas colocar aqui em meu blog, e facilitar mais ainda a leitura do mesmo.

>>> Dois antivírus simultâneos dobram a proteção do computador
Não é verdade. Muitas pessoas acreditam que o uso de dois antivírus duplica a eficiência na prevenção de pragas virtuais, mas isso não acontece. Um programa antivírus faz a monitoração constante dos arquivos acessados, programas executados e também alterações em registros e configurações do sistema.

Dois programas fazendo a mesma coisa podem gerar conflitos: eles podem ter reações de defesa por considerar que o outro antivírus se comporta como uma praga, verificando o sistema constantemente. A reação pode ser tentar bloqueá-lo, deixando seu sistema instável.

Outro ponto importante é o desempenho. Dois programas realizando as mesmas tarefas consomem mais recursos de hardware, podendo também gerar lentidão do sistema.

Então, fica esclarecido: antivírus é apenas um, sempre atualizado.

>>> Formatar o HD inúmeras vezes pode estragá-lo
O que pode ser considerado um problema é o tempo que leva para formatar e reinstalar tudo novamente, porém não vejo outros contras em formatar o HD inúmeras vezes. Existe uma série de outros fatores mais importantes e relevantes que influenciam na vida útil do HD, como variações de voltagem e impacto durante o uso. Claro que todo componente eletrônico tem vida útil e uma hora vai apresentar problemas, mas não é a formatação constante que irá apressar a necessidade de troca.

>>> Windows é muito vulnerável

Essa frase está associada a muitas opiniões e até mesmo muito fanatismo dos seguidores do Linux, do MacOS e, claro, do Windows. É notório que a Microsoft evolui gradualmente ao longo dos anos com seu sistema operacional. Eu, honestamente, não julgo o Windows vulnerável, se configurado adequadamente, suportado por programas de segurança e tendo um uso consciente por parte de seus usuários.
A quantidade de vulnerabilidades descobertas no Windows se dá por um fator simples: exposição de mercado. O Windows é o sistema mais usado do mundo e, além disso, muitas pessoas dedicam-se a buscar suas vulnerabilidades para explorá-las. Todos os sistemas possuem falhas, que são freqüentemente descobertas e corrigidas de forma geralmente rápida.

>>> HD cheio deixa o computador lento
Muitas pessoas têm a idéia de que a quantidade de arquivos salvos em disco pode influenciar o desempenho do sistema, o que é um equivoco. Ter muitos arquivos armazenados não compromete o desempenho. O único problema que um HD lotado pode gerar no sistema é a falta de espaço para criar arquivos temporários requisitados pelos programas.

>>> Mac precisa de hardware proprietário e não tem muitos programas
Esse mito já teve certo fundamento, mas há muitos – muitos mesmo – anos. Hoje os computadores da Apple vêm com arquitetura de processadores da Intel e possuem versões dos principais softwares de mercado, além de um sem número de aplicações gratuitas e pagas disponíveis na rede.

>>> Nada no meu PC pode interessar a um hacker
Grande erro. Seu comportamento, principalmente se realiza compras on-line, é um grande atrativo para criminosos virtuais, sedentos por se apoderarem de seus dados bancários e de cartão de crédito. Todo computador ligado à rede está, de certa forma, vulnerável a ataques. Por esse motivo é sempre importantíssimo manter o sistema operacional atualizado, antivírus instalado e outros programas como anti-spyware, firewall e etc.

>>> Dobrar a memória dobra o desempenho do computador
Isso não é verdade. O aumento de memória irá, certamente, aumentar o desempenho do computador, mas afirmar que o desempenho será o dobro é irreal. Na prática, você sentirá mudanças no funcionamento se seu computador usar com freqüência a memória virtual. Nesse caso, acrescentando mais RAM o PC vai parar de consumir a memória virtual, trazendo a percepção de melhora no desempenho.

>>> Mande este e-mail para 100 pessoas e ganhe um celular
Correntes, correntes e correntes. Elas são uma das maiores pragas virtuais da atualidade. Não acredite em nenhuma dessas pegadinhas. Não repasse esse tipo de e-mail nem dê importância a eles. Outra coisa importante: a Receita Federal não entra em contato com você por e-mail para regularizar seu CPF e bancos não mandam links em e-mails. Ah, e é claro. Cartão virtual de pessoas que você não conhece? Pode ter certeza que é um vírus. Não abra.

Por: Fernando Panissi - G1.com.br


Adobe corrige falha crítica no Acrobat

SÃO PAULO – A Adobe liberou uma atualização crítica para várias versões do Reader e o Acrobat.

Segundo um boletim de segurança da empresa, essa vulnerabilidade "permite que um atacante assuma o controle do sistema afetado". As versões corrigidas do Adobe Reader e do Adobe Acrobat Professional, 3D e Standard, vão de 8.0 até 8.1.2, além da 7.0.9 e anteriores. Ou seja, os dois títulos são afetados nas mesmas versões.

A Adobe não entra em detalhes sobre como o problema se manifesta. Mas, como o Reader e o Acrobat são respectivamente seu leitor e gerador de documentos PDF, com certeza o bug está ligado à abertura desses arquivos.

O Adobe Reader 7.1.0 e o Acrobat 7.1.0 não são vulneráveis a esse problema. O Reader 9 e o Acrobat 9, que devem chegar ao mercado no próximo mês, também estão livres da falha. É recomendável que os usuários façam o upgrade imediatamente, porque já se sabe que essa vulnerabidade está sendo explorada na internet.

Fonte: Plantão Info exame

20 de junho de 2008

Descoberto o primeiro bug do Firefox 3.0

É ta vendo, fui elogiar!!!!

Quinta-feira, 19 de junho de 2008 - 19h45

SÃO PAULO – Em plena festa de lançamento do Firefox 3.0, já se sabia de uma falha crítica no browser.

A falha foi confirmada pela empresa TippingPoint, que não revelou detalhes da falha de segurança. Ela afirma apenas que sua política consiste em comunicar o problema ao fabricante e que a Mozilla já teria sido avisada.

No site da TippingPoint, há uma nota afirmando que em 17 de junho, cerca de cinco horas após a liberação oficial do Firefox 3.0, a empresa recebeu a informação da descoberta, feita por um pesquisador. "Verificamos a vulnerabilidade em nosso laboratório (...) e prontamente a reportamos à equipe de segurança da Mozilla".

Segundo a nota, a brecha afeta o Firefox 3.0 e versões anteriores e, se explorada, permite a execução de código da máquina do usuário. Para a concretização do problema, o usuário precisaria clicar num link ou visitar uma página web maliciosa.

Para alguns observadores, o tempo-recorde da descoberta só faz sentido porque a brecha já existia em versões anteriores. Acredita-se que o descobridor esperou o lançamento para verificar se ela também estava presente na nova versão.

Em seu blog de segurança, a Mozilla confirmou a existência do bug, diz que está trabalhando para corrigi-lo e que não divulgará nada a respeito até que a correção esteja disponível.

Fonte: Info Exame - Online

É por essas e outras que continuo usando o Flock!

Abraços!

16 de junho de 2008

Dica! Mozila Firefox 3.0

Salve amigos,

Para quem gosta do navegador Firefox, já está disponível a versão 3.0, para baixar basta acessar este Link: http://www.mozilla.com/en-US/firefox/all-rc.html - e escolher sua linguagem preferida.

Eu mesmo já baixe e estou testando. Confesso que ainda prefiro o Flock, porém o Firefox, está muito leve e atrativo, bem melhor do que o IE 7.0, que só traz falhas de segurança! hehe!


Abraço!

Materia do G1: Roteador desprotegido cria rede de 'internet sem fio grátis' em São Paulo

O custo relativamente baixo, a facilidade de instalação das redes de compartilhamento de internet via tecnologia sem fio (Wi-Fi) e a falta de conhecimento dos usuários sobre segurança de rede criou, em algumas regiões de São Paulo, áreas onde é possível encontrar pontos de acesso liberados à web. Especialistas em direito, no entanto, alertam que o uso de redes privadas sem autorização pode, eventualmente, ser considerado crime.

O G1 foi às ruas de São Paulo com a missão de descobrir se as conexões sem fio da cidade estão protegidas contra invasões.

Durante o percurso de 31 km pelas zonas Oeste, Sul e Centro da cidade, iniciado às 11h30 da última sexta (13), foram identificados cerca de 6.400 pontos de acesso Wi-Fi. Destes, mais de mil eram abertas, completamente vulneráveis a usuários externos e hackers.

Em locais como as avenidas Rebouças, Paulista, 23 de Maio, Luis Carlos Berrini e Bandeirantes, por exemplo, é possível achar pontos de acesso em qualquer área.

Crime

No Brasil, ainda não há uma lei específica para tratar o uso não-autorizado de sinais de Wi-Fi. E, segundo a advogada Patricia Peck, especializada em direito digital, por analogia, o uso das redes pode ser tratado como furto de sinal, como já acontece quando alguém faz um 'gato' para ter acesso ao sinal de TV, telefone ou energia elétrica.

"Se entendermos que com esse acesso indevido à rede sem fio aberta o usuário estiver tirando do verdadeiro dono algo que tenha algum valor, pode se enquadrar no crime de furto", afirma o também advogado Renato Opice Blum. "Mas esse valor tem de ser mensurado. Talvez economicamente esse valor seja muito pequeno e acabe sendo concluído que não há motivo para penalizar a pessoa por algo tão irrelevante", explica.

Teste

Para o teste do G1, foi utilizado um notebook com conexão Wi-Fi e o software de monitoramento de redes Network Stumble, que capta sinais das conexões e armazena as informações em uma lista.

A reportagem circulou de carro por algumas das principais vias de São Paulo para coletar as informações, atividade conhecida no exterior como “war driving”. “É a situação prática. É como se eu estivesse com um computador na rua e procurasse uma conexão para usar”, diz Diogo Superbi, engenheiro de vendas da Linksys.

O índice mais alto de conexões abertas identificadas pelo G1 foi na Rua Peixoto Gomide, em que 36 dos 175 pontos não estavam protegidos. A maioria das conexões protegidas, porém, estava codificada pela criptografia WEP, considerada pelos especialistas mais vulnerável que a WPA ou a WPA-2.

Segurança

Mesmo com a rede protegida, o usuário deve prestar atenção para não revelar detalhes particulares na configuração.

Superbi sugere que o nomes das redes não tenham dados como nome e número de apartamento, por exemplo. No caso de estabelecimentos comerciais, no entanto, a recomendação é outra. “Se eu vejo uma rede aberta com o nome de um café, posso decidir parar ali para usar a conexão”, explica, citando o apelo comercial que os estabelecimentos podem explorar.

Para Diogo, o usuário precisa se preocupar mais com a segurança de sua rede. “O mercado Wi-Fi cresceu, mas o número de usuários que sabem configurar ainda é baixo. É um público seleto”, completa.

Fonte: G1.globo.com

Hoje em dia é cada vez mais comum encontrar redes abertas, pois poucas pessoas entendem pelo menos o suficiente para saber colocar uma criptografia em suas redes, aqui mesmo no prédio onde moro, encontro sempre duas abertas. A dica é: Procure na internet tutorias explicando sobre como configurar seus roteadores para que não fiquem "abertos" ao publico. Eu mesmo já postei dicas aqui e estou a disposição para ajudar.

Abraços e Boa semana a todos!



15 de junho de 2008

Dicas para o Windows XP!!!

- Desabilitando a Hibernação:
Iniciar > Painel de Controle > Opções de energia. Vá até a aba “Hibernar”, desmarque a opção “Ativar hibernação”, clique em “Aplicar” e dê “ok”

- Melhor Desempenho no Windows XP:
Vá em, Meu Computador > Propriedades > Avançado > Desempenho > Configurações > “Ajustar
para Obter o Melhor Desempenho”.
Caso queira deixar algumas das opções fica a seu critério.

- Desabilitando Serviços que Abrem Brechas:
A menos que você realmente o use, o Telnet abre as portas
para uma invasão. Para desabilitá-lo, vá em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. Altere o serviço Telnet de “manual” para “desabilitado”. Desative também os serviços “Compartilhamento remoto da área de trabalho do NetMeeting” e “Registro Remoto”.

- Descarregando as DLL

Quando vc abre um game ou um programa muito pesado se carrega as DLL, mas ao sair o windows tem a dificuladade de descarregar-las rapitamente. Agora vamos evitar este pequeno erro.
esta dica e direta da Microsoft
>>> Iniciar / Execultar / Regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Curr entVersion\Explorer registry subkey.
From the Edit menu, select New, DWORD Value.
Enter the name AlwaysUnloadDLL, and then press Enter.
Double-click the new value, set it to 1, and then click OK.
Close the registry editor, and then reboot the machine for the change to take effect.

- Atalhos para Reiniciar e Desligar seu windows XP
Cria na area de trabalho um novo atalho, e onde pede a linha de comando, digite:
%windir%\System32\SHUTDOWN.exe -s -t 0 . Este atalho serve para desligar o micro.

%windir%\SYSTEM32\shutdown.exe -r -t 0 . Este aqui serve para reinciar o micro.

E se eu quiser reiniciar ou desligar automaticamente sem instalar nenhum programa tipo o Sleepy?
Basta trocar o “0″ dos atalhos pelo numero em segundos que vc quer que o Windows execute a ação.
Tipo:
Desligar daqui a uma hora=3600 segundos.
Logo, o atalho vai ficar: %windir%\System32\SHUTDOWN.exe -s -t 3600 .


11 de junho de 2008

Bacana!!! Impressora de bolso


Novidade será lançada nos EUA em julho, por US$ 150.
Quando descascadas, bordas do papel transformam imagem em adesivo.


A Polaroid apresentou nesta semana a PoGo, uma impressora de bolso que dispensa o uso de computador, colocando diretamente no papel as fotos do telefone celular ou da câmera digital. Segundo o fabricante, a impressão é feita em 60 segundos. A transmissão das imagens para esse equipamento é feita via tecnologia Bluetooth ou com um cabo USB.
O custo de cada foto sai US$ 0,35 e as bordas do papel de impressão podem ser descascadas, transformando as imagens em adesivos. O aparelho pesa cerca de 220 gramas e utiliza uma tecnologia chamada Zero Ink, que imprime sem o uso de tinta.

A novidade foi exibida pela Polaroid ao site de tecnologia “Cnet”, que vê nesse produto uma transição do analógico para o digital por parte da empresa. O foco da impressora, que será lançado nos EUA em julho por US$ 150, são os jovens que querem imprimir suas fotos no momento em que elas são tiradas.

Fonte: G1

Boa Noticia!! Telefônica anuncia lançamento do iPhone no Brasil ainda em 2008


Aparelho será vendido no país pela operadora de telefonia Vivo.
Empresa não confirmou se o lançamento incluirá novo modelo 3G.

A companhia espanhola Telefônica anunciou nesta quarta-feira (11) que fechou um acordo com a Apple para vender ainda este ano o celular inteligente iPhone no Brasil e em outros 11 países latino-americanos.

"Os 16 países nos quais iremos distribuir o iPhone possuem potencial de mercado de 500 milhões de pessoas, tornando nossa empresa uma das líderes globais na distribuição deste revolucionário aparelho", afirmou o presidente do conselho da Telefônica, Cesar Alierta, em comunicado. Na terça-feira, a empresa havia anunciado a a comercialização do modelo de terceira geração do aparelho na Espanha.

Objeto de desejo

Lançado em meados do ano passado e eleito pela revista “Time” a melhor invenção de 2007, o iPhone é um celular “inteligente” que incorpora uma série de novidades. Além de incluir as funções de um tocador de mídia similar ao iPod - música e vídeos digitais, por exemplo – e uma série de recursos já usados por outros aparelhos, como acesso à internet, e-mail e câmera fotográfica, o iPhone aposta especialmente na funcionalidade.

O produto possui uma tela sensível ao toque que simplifica sua operação – por exemplo, para fazer uma ligação, basta pressionar o dedo sobre um nome na agenda telefônica do aparelho. Para enviar uma mensagem SMS, basta clicar no ícone correspondente. Um teclado virtual torna bem mais fácil a normalmente complicada tarefa de digitar em um celular.

Todas essas operações são associadas a uma tela de nove centímetros – bem maior que a dos celulares convencionais – que facilita o manuseio dessas funções, além de tornar a navegação na internet e a visualização de filmes uma experiência bem mais acessível.

Fonte: G1 - Portal de Noticias da Globo!

Boa Noticia!!

9 de junho de 2008

DICA!!! O Windows pode emitir um bipe quando o Caps Lock é ativado

Existem técnicas para desabilitar a tecla Caps Lock. Mas, se você precisa dessa tecla e quer apenas ser avisado quando ela for acionada, o Windows conta com uma opção para isso. Acesse o Painel de Controle e clique duas vezes em Opções de Acessibilidade. Na janela que aparece, marque o item Usar Teclas de Alternância. Com isso, ao pressionar o Caps Lock será ouvido um bipe, com um tom ligeiramente diferente na segunda vez que for pressionada a tecla.

Fonte: Info exame online!

Cuidado!!! Bug no Skype permite invasão do PC

Uma falha no Skype permite a execução remota de programas na máquina do usuário.

A brecha localiza-se na forma como o Skype processa endereços de arquivos. URLs contendo caracteres em maiúsculas na extensão do arquivo, por exemplo, podem ser usados para contornar a segurança e rodar arquivos bloqueados.

A exploração dessa falha dá ao invasor a capacidade de executar programas remotamente na máquina do usuário do Skype. As versões vulneráveis são: Skype para Windows 1.x, 2.x e 3.x. Para resolver o problema, os usuários devem instalar a versão 3.8.0.139.


Fonte: Info Exame - Online!

5 de junho de 2008

Intel é multada em US$ 25 mi na Coréia do Sul

SÃO PAULO – Comissão sul coreana antitruste multa a Intel em US$ 25, 4 milhões por domínio do mercado de chip.

A Korea Fair Trade Commission decidiu multar a Intel, líder na fabricação de microprocessadores, por violação de leis antitruste.

A decisão decorre de uma investigação que durou cerca de três anos. Em comunicado oficial a KFTC informa que a Intel havia prometido pagar restituição a dois fabricantes de computadores, a Samsung Electronics Co Ltd (005930.KS) e a Trigem Computer, entre 2002 e 2005, caso eles não comprassem chips da concorrência, a Advanced Micro Devices.

Em entrevista ao Wall Street Journal, Bruce Sewell, conselheiro geral da Intel que está à frente do processo, refutou as acusações afirmando que a empresa irá recorrer à decisão.

A Intel está na mira de organizações semelhantes na Europa e nos Estados Unidos. Todas elas questionam a maneira como a empresa domina o mercado de microprocessadores.

Sewell afirmou ao jornal New York Times que a empresa irá aguardar a notificação oficial da KFTC, que pode demorar de 30 a 60 dias. Até lá, a Intel ganhará tempo para decidir se irá pedir à comissão que reconsidere a multa ou se irá recorrer à corte.