31 de maio de 2008

Print Screen - Você usa? Sabe para que serve?

Salve amigos,

Ontem em uma conversa com o amigo Vagner Souza, falávamos sobre informática e o mesmo comentou sobre o uso da tecla PRINT SCREEN, que pouco é utilizada, por falta de conhecimento do uso da mesma.

O amigo então sugeriu que eu postasse uma matéria explicando sobre o uso da mesma, então segue abaixo:

Onde Fica: Na maioria dos teclados, no padrão ABNT, ela fica sobre a tecla Insert e ao lado do Scroll Lock

Para que serve: A tecla print screen, serve para capturar em imagem tudo o que está presente na tela/( exceto o ponteiro do mouse e vídeos). Para salvar seu conteúdo, basta abrir algum programa que suporte imagens e pressionar "Ctrl + V" (colar).

Dica: Se quiser capturar somente a tela do programa ativo utilize simultaneamente o "Alt + Print Screen".

Gostei da idéia de falar sobre algumas teclas pouco conhecidas pelos usuários "leigos" então, seguirei com algumas dicas sobre a utilização das teclas, como F1, F2... F12, Sleep, Wake Up, Page Up, Page Down, Insert, Home, entre várias outras.

Aproveito o espaço e agradeço aqui ao amigo Vagner pela dica, e também pela receptividade ontem em sua residência, com direito a um “voz e violão”, muito bacana mesmo!

Abração!




28 de maio de 2008

Produtora confirma 'Street fighter IV' para PC, Xbox 360 e PlayStation 3

Boa notícia para fãs de Games como EU!

Capcom descarta versão do jogo de luta para o Nintendo Wii. Jogo marca 'estréia 3D' de lutadores como Ryu, Ken e Chun-Li
A produtora japonesa Capcom anunciou nesta quarta (28) que o jogo de luta "Street fighter IV" será lançado para computadores (PC) e os videogames Xbox 360 e PlayStation 3. O comunicado contraria boatos de que haveria uma versão para o Wii, da Nintendo.

A série de jogos de luta "Street fighter" existe desde 1987 e já teve dezenas de versões, desde fliperamas até consoles como SNES. A estréia na nova geração de videogames traz um novo estilo visual, com gráficos reformulados e ambientes 3D, mas com a "jogabilidade" clássica das versões anteriores.

Ryu, Ken, Chun-Li e Blanka estão entre os personagens mais populares que retornam ao jogo. A data de lançamento não foi confirmada, mas a expectativa é que o game esteja pronto ainda em 2008.

Dica!!! KGB Archiver

KGB Archiver é uma ferramenta de compressão com alto nível de eficiência, assim como o 7-Zip e UHARD em termos de habilidades. Sua principal vantagem é a codificação em AES-256 para codificar os arquivos para que ninguém que tenha a sua senha confira seus dados pessoais ou secretos.

Prós: Ele consegue comprimir por exemplo arquivos de 10Gb e deixá-los com 6Mb.
Contras: É bastante lento quando trata-se de grandes arquivos.

Link: http://www.softpedia.com/get/Compression-tools/KGB-Archiver.shtml


Abraço a todos!

27 de maio de 2008

Seguindo com as Definições

P2P

- Sigla para "peer to peer" (em português, ponto a ponto), é o nome dado aos diversos serviços de compartilhamento de arquivos pela internet. Em vez de serem armazenados em um computador central, os arquivos distribuídos ficam disponíveis diretamente do PC de quem utiliza o serviço.

As tecnologias P2P buscar reduzem o custo e facilitam a distribuição de conteúdo, já que quem faz o download dos arquivos normalmente é incentivado - ou mesmo obrigado - a ajudar outros internautas a baixá-los. As tecnologias mais populares de P2P são o Bittorrent e o eMule.

Quem utiliza redes P2P deve tomar cuidado com a grande quantidade de arquivos ilegais disponíveis nessas redes. Mas, embora sejam ferramentas muito usadas por piratas, os serviços também ajudam na distribuição de software e música livre e gratuita.

PC
Sigla para Personal Computer (computador pessoal). É um dos nomes dos computadores que utilizamos em casa e no escritório. O termo surgiu na década de 70, quando surgiram máquinas com menor tamanho e preço do que os gigantescos computadores
existentes até então.

Spam

Mensagem eletrônica de conteúdo publicitário enviada por empresas sem a autorização do destinatário. A estratégia começou a ser explorada em e-mails e já se adaptou a novos formatos como mensagens instantâneas e comentários em blogs.

A fórmula foi adaptada para espalhar pragas virtuais pela internet, tentando enganar os internautas com mensagens de caráter apelativo, geralmente sobre temas como sexo, dinheiro e produtos imperdíveis.

XML

Sigla para 'eXtensible Markup Language'. É uma linguagem de programação utilizada para armazenar e organizar informações. Está presente na maioria dos serviços da internet.

As páginas de diversos sites utilizam informações armazenadas em XML buscar, assim como serviços RSS, por exemplo. O que o usuário 'enxerga' ao acessar um site ou ler uma notícia em um 'feed', no entanto, é resultado da interação entre os dados armazenados em XML e outras linguagens, como o HTML.

Texto retirado 100% do site g1.globo.com - O Portal de Noticias da Globo

26 de maio de 2008

Continuando> Definições sobre termos e nomes da informática...

Disco rígido
-Componente do computador ou de outros aparelhos eletrônicos - como iPods - onde são armazenados programas e dados salvos pelo usuário. Em português, o nome mais comum é disco rígido, mas também é comum ler os nomes 'hard disk' (ou a sigla HD buscar) e 'winchester'.
O disco rígido é, na verdade, formado por vários discos de alumínio ou vidro cobertos por um material magnético. As informações, compostas por bits, são gravadas alterando a polaridade deste material.
Os primeiros HDs tinham capacidade para cerca de 5 Megabytes (MB). Os computadores atuais têm sua capacidade de armazenamento medida em Gigabytes. Cada GB equivale a 1.024 MB. Já há HDs com 1 Terabyte de capacidade, ou 1.024 Gigabytes.

DOS
-Sigla para Disk Operating Systems, é o nome dado ao sistema operacional presente na maioria dos buscar computadores entre 1981 e o surgimento do Windows 95. O mais comum era o MS-DOS, criado para a IBM pela Microsoft de Bill Gates, também responsável pelo desenvolvimento do Windows. Na era DOS, ao invés do ambiente gráfico repleto de ícones que utilizamos atualmente, os comandos para que os computadores abrissem ou fechassem programas eram dados pelo teclado. O sistema operacional, que é a base do funcionamento dos computadores, precisava sersimples, já que a potência das máquinas era muito inferior às de hoje. A última versão do MS-DOS foi lançada em 2000. Há, no entanto, um projeto de código aberto do FreeDOS, que continua em desenvolvimento.

Firewall
- Chama-se firewall o sistema utilizado para filtrar as informações enviadas e recebidas por computadores ligados a redes.
O firewall é basicamente um programa que é executado em um servidor, no próprio computador do usuário ligado à internet ou mesmo em um equipamento específico como um roteador. O programa estabelece regras para evitar, por exemplo, que os computadores de uma rede local sejam 'invadidos' por hackers.

GSM
-
É a tecnologia de comunicação para telefones celulares mais popular do mundo. A sigla significa Global System for Mobile communications, ou 'sistema global para comunicações móveis'.Foi criado na Europa, e entrou em operação pela primeira vez em 1991.
A grande vantagem dos telefones que operam na rede GSM buscar é a facilidade da troca de aparelho: as informações da linha telefônica são armazenadas em um chip, que pode ser colocado aparelhos compatíveis com a tecnologia.

MP3
-Abreviação de 'MPEG-1 Audio Layer 3', o MP3 é um padrão para comprimir arquivos de áudio. O formato MP3 facilitou a troca de músicas pela internet, já que criou arquivos que podiam ser baixados mais facilmente.

O padrão também é o responsável pelo surgimento de aparelhos portáteis de música, como o iPod. Ao 'encolher' os dados do arquivo musical - em um processo que reduz a qualidade da gravação -, a canção passa a consumir 10% do espaço que ocupava em um CD.


Fonte Principal: G1 portal e noticias da Globo.com

25 de maio de 2008

O que é? O que é? - Explicações sobre nomes e termso da Informática

Salve amigos,

Em minha lida diária no G1, mas especificamente na página de técnologia, vi uma série de explicações sobre termos e nomes usados na informática em geral e que poucos conhecem seu verdadeiro significado, achei interessante e resolvi divulgar por aqui também.

O que é:

World Wide Web
- Normalmente chamada apenas de 'web' ou 'WWW', é o conjunto de textos, imagens, sons e conteúdo multimídia que compõe boa parte da internet. São informações acessadas por um navegador (ou, em inglês, 'browser') e interligadas por links. Apesar da internet ser uma 'invenção' americana, a web foi criada pelo CERN (sigla em francês para Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear), na Suíça. O criador do padrão é Tim Berners-Lee. Atualmente, os padrões da web são gerenciados pelo World Wide Web Consortium (W3C), órgão internacional presidido por Berners-Lee.

Webmail
- Serviço de mensagens eletrônicas que, em vez de ser acessado por programas como o Outlook, permite que usuário receba e envie mensagens por meio de uma página na web. Um dos primeiros serviços gratuitos de webmail a fazer sucesso na rede foi o Hotmail, da Microsoft. Hoje, além do Hotmail, também são populares o Yahoo! Mail e o GMail, do Google.

Bluetooth
-Tecnologia nascida em 1994 na Suécia, o Bluetooth é um protocolo para troca de dados sem fio entre aparelhos eletrônicos.
Por seu baixo consumo de energia, é utilizado principalmente para conectar telefones celular a fones de ouvido e a outros aparelhos celulares.
Também é utilizado pelo videogames Nintendo Wii e Playstation 3, dotados de controles sem fio.
O Bluetooth também serve para redes sem fio de computadores, mas perde em popularidade para o Wi-Fi, que permite trocas mais velozes de dados.

Backup
-É uma cópia atualizada regularmente das informações armazenadas em um computador ou em uma rede de computadores. É utilizada principalmente por segurança: caso haja uma falha no computador, a maior parte das informações relevantes estará salva no backup. O backup pode ser feito copiando os dados do disco rígido do computador para mídias graváveis (como CD-R e DVD-R), para outros discos rígidos ou até mesmo para serviços de armazenamento virtuais, na internet.

Durante a semana irei postar outros nomes e termos importantes da Informática.

Boa semana para todos!

16 de maio de 2008

Fique de Olho: Internet Explorer 7.0 tem falha na função de impressão

SÃO PAULO – O Internet Explorer 7.0 e o 8.0 beta apresentam brecha que permite a execução de código na máquina do usuário.

O problema foi descoberto pelo pesquisador israelense Aviv Raff. Segundo alerta publicado por ele no blog Aviv Raff on Net, o problema ocorre quando o usuário, ao imprimir uma página, liga a opção Imprimir Tabela de Vínculos. Essa opção manda para a impressora, além da página web, toda a lista de links que ela contém. Nessa operação, a página está na zona da internet e a impressora na zona local.

Raff explica que crackers podem incluir numa página web um link “envenenado” e levar o usuário a imprimir essa página com a tabela de links. Toda vez que o usuário fizer isso, rodará um script embutido no link e permitirá que os crackers assumam o controle de seu micro. O script “transfere” a página para a zona local.

No blog, o pesquisador publica um código como prova de conceito, mostrando como abrir a calculadora do Windows ao imprimir uma página HTML com a opção da tabela de links. Segundo Raff, a brecha existe no IE7 e no IE8 beta, no Windows XP. No Vista, com o Controle de Conta de Usuário ativo, que é o padrão, a invasão não é possível. Versões anteriores do IE também podem ser afetadas. Felizmente, a opção Imprimir Tabela de Vínculos não deve ser muito usada.


Fonte: Info Exame


14 de maio de 2008

1 Ano de "Blog do Galego"

Neste último dia 10 de maio, o Blog do Galego completou 1 ano de existência. Desde já gostaria de agradecer a todos que sempre dão uma passadinha por aqui.

Espero continuar contribuindo de alguma forma com este pequeno espaço neste ernome mundo virtual.

Sem mais, só tenho mesmo a dizer: Obrigado!

13 de maio de 2008

Google Earth ganha concorrente: Microsoft Worldwide Telescope

Google Earth ganhou hoje um concorrente de peso: o novíssimo Microsoft Worldwide Telescope. Um software de visualização 2.0 da Microsoft que permite explorar e investigar os mistérios do espaço diretamente do seu computador.

WorldWide Telescope foi criado com a tecnologia Microsoft® high performance Visual Experience Engine™ e permite uma visualização panorama do universo, zoom através do céu noturno, planetas, imagem e ambientes. Para a Microsoft, esta nova aplicação irá inspirar estudos e capacitar as pessoas para compreender o universo como nunca antes.

Segue o link para baixar o Microsoft Worldwide Telescope. http://www.worldwidetelescope.org/ExperienceIt/ExperienceIt.aspx?exp=true

Fonte: Google Discovery

Além de Técnicos, somos Investigadores....

Salve amigos,

Quando li esta matéria "TI da Casa Civil achou quem vazou dossiê"... Mais uma vez me senti orgulhoso da profissão que escolhi. Já fiz coisa parecida na antiga empresa que trabalhei, mas não com esta proporção! Leiam a matéria e vocês entenderão ...

SÃO PAULO - A descoberta de que o funcionário José Aparecido Nunes vazou informações do governo Federal para o PSDB foi feita por técnicos da TI da Casa Civil.

7 de maio de 2008

Microsoft libera SP3 do XP em português

4 de maio de 2008

BI-CAMPEÃO!!!!!


Eu sempre te amarei
Onde estiver, estarei
Óh meu Mengo!

Tu es time de tradição
Raça, amor e paixão
Óh meu Mengo!

Eu sempre te amarei
Onde estiver, estarei
Óh meu Mengo!

Tu es time de tradição
Raça, amor e paixão
Óh meu Mengo!

VICE DE NOVO, Afinal quem é o nosso maior VICEEE????!!!!


Ou será ao contrário????

3 de maio de 2008

Teclado de PCs são imundos, diz pesquisa

SÃO PAULO – Estudo realizado no Reino Unido monstra que teclados em escritórios podem ser tão sujos quanto privadas.

A pesquisa foi feita por um grupo de biólogos ingleses, a pedido da revista Which Computing, que publicou os resultados. No teste, foram avaliados 33 teclados de trabalhadores de diferentes empresas de Londres, além dos hábitos de higiene de seus usuários.

Entre todos os teclados analisados, ao menos 4 foram apontados como de risco elevado à saúde humana. Um quinto teclado, o mais imundo de todos, apresentou quantidade de bactérias superior às privadas de banheiros coletivos dos escritórios.

Segundo os biólogos que conduziram o estudo, os usuários não têm o hábito de desinfectar seus teclados periodicamente. Os periféricos tornam-se colônias de bactérias graças ao suor dos dedos, saliva, cabelos e restos de alimentos que caem sobre eles cotidianamente.

O estudo apontou como males maiores o fato de cada vez mais trabalhadores se alimentarem sobre suas meses e não terem o hábito de lavar as mãos após ir ao banheiro ou manusear dinheiro.

Um teclado sujo compartilhado pode espalhar doenças respiratórias, como gripe, ou causar infecções na garganta e intestino, apontou a análise.


Fonte: Info Exame