18 de outubro de 2007

15 dicas para deixar seu Windows XP mais rápido.

1) Memória RAM = velocidade
O equipamento mais importante na hora de se ganhar velocidade é a memória. Quanto mais RAM, mais rápida será a máquina. Grande parte das dicas para deixar o PC mais veloz, giram em torno de como melhor utilizar a memória.

2) Não deixe abertos aplicativos que não usa
Vá em executar e digite "msconfig" e clique em OK. Vá na aba inicializar e desmarque os itens de inicialização que você não utiliza. Estes são os programas que o Windows executa ao inicializar o computador. Clique em OK e reinicialize a máquina. Muito cuidado para não desmarcar itens importantes: se não souber o que é, melhor deixar assim.

3) Desabilite opções de visualização
Abra o Painel de Controle e clique em Sistema. Abra a aba Avançado e dentro de Desempenho, clique no botão configurações. Na aba efeitos visuais, selecione a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho".

4) Arquivo de paginação
Quem tem bastante RAM (pelo menos 1 GB) pode desabilitar o arquivo de paginação que o Windows XP utiliza. Este arquivo é um auxiliar da memória, mas no HD. Como a RAM é muito mais rápida que o HD, a velocidade aumenta. Entretanto, se você tem o costume de abrir muitos programas ao mesmo tempo esta opção não é recomendada, já que em seguida a RAM lota.

5) RAM sem dll
Algumas vezes o Windows preserva arquivos de biblioteca (.dll) na memória até mesmo depois que o aplicativo foi encerrado. Isto é feito para que, caso o programa seja reaberto, não seja necessário recarregar a dll.


Para mudar isso, vá em executar e digite "regedit" e clique em OK. Encontre a pasta HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersion Explorer. Crie dentro dela uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL com valor 1. Feche o programa e reinicie a máquina.

6) Indexação automática
O Windows XP faz uma indexação de todos os arquivos do HD para facilitar na hora de fazer uma busca. Este processo pode deixar o computador mais lento e ocupa memória. Para desativar este serviço, vá no Painel de Controle e abra "Adicionar e Remover Programas". Vá em "Adicionar/Remover Componentes de Windows" e desmarque o item "Serviço de Indexação", depois clique em Avançar. Tenha em mente que o computador vai ficar mais rápido, mas as buscas, mais lentas.


7) BootVis
A Microsoft desenvolveu uma ferramenta que faz uma análise dos itens na incialização e os ordena de forma a funcionar de forma mais rápida. O programa, chamado de BootVis, não é mais distribuído pela empresa no site, mas pode ser facilmente encontrado em sites de download pela web. A velocidade de boot melhora consideravelmente com o uso do aplicativo.

8) Atualizar drivers
Mantenha os drivers de vídeo e da placa-mãe em dia. Muitas vezes os drivers contêm atualizações que fazem uma grande diferença.

9) Limpeza de disco
Faça pelo menos uma vez por mês uma limpeza de disco. Clique em Meu Computador, na área de trabalho. Clique com o botão direito sobre o ícone do seu HD principal e vá em "Propriedades". Ao lado do gráfico de capacidade, há um botão chamado "Limpeza de disco". Clique.

10) Atualize o Windows
Visite com freqüência o site de atualização do Windows. Baixe sempre todos as atualizações chamadas "críticas".

11) Não particione o HDO
Windows funciona mais devagar com HDs com partições. Dados não estão mais protegidos em partições diferentes e para reinstalar um sistema não é obrigatória uma formatação.


12) Limpe o computador
Pelo menos uma vez por ano, abra o o computador e com um ventilador expire pó e sujeira, além de conferir se os ventiladores estão funcionando de forma correta.


13) Antivirus
Antivirus é um tipo de programa que deixa o computador mais lento. Todas as informações que a máquina processa ou passam pela rede ele inspeciona, tornando tudo mais devagar. Ainda assim, é um programa fundamental para a proteção da máquina. A solução é escolher um produto que utilize pouca RAM. Consulte os sites de empresas de segurança (como, por exemplo, a McAfee - www.mcafee.com/br/default.asp) para ver o que seu PC precisa.

14) Número de fontes
PCs com mais de 500 fontes instaladas ficam bastante lerdos. Tente manter menos fontes carregadas.


15) Desabilite a restauração do sistema
A restauração do sistema pode ser muito útil na hora de problemas, mas guardar todos esses dados consome literalmente diversos Giga. Para desabilitar a função de restauração, abra o Painel de Controle, clique em Sistema e abra a aba "Restauração do sistema". Desmarque a opção "Desativar restauração do sistema" e clique em OK.

Internet tem 138 milhões de domínios, diz estudo...

O número de nomes de domínios registrados globalmente já ultrapassa 138 milhões. A constatação vem de do estudo “Dossiê sobre a Indústria de Domínios na Internet” realizado no segundo trimestre de 2007 pela VeriSign.

Os maiores domínios de primeiro nível TLDs (Top-Level Domains) em termos de base total de registros são .com, .de (Alemanha), .net, .uk (Reino Unido), .cn (China) e .org.
Um fator que contribuiu para a expansão dos registros de nomes de domínios no segundo trimestre foi o forte crescimento de endereços de primeiro nível ccTLDs (com códigos de países) como o da China (.cn), Rússia (.ru) e Coréia do Sul (.kr).

Os ccTLDs superaram a marca de 51,5 milhões no fim do segundo trimestre, aproximadamente 13% a mais do que no primeiro trimestre de 2007 e 36% acima do mesmo período do ano passado. Outros gTLDs também cresceram, incluindo .com e .net, que atingiram 73 milhões de nomes de domínios registrados.

O novo estudo também destaca a importância crescente de negócios internacionais para os mais de 840 distribuidores autorizados para domínios .com e .net ao redor do mundo. Estes distribuidores e suas revendas formam o canal através do qual os nomes de domínios são registrados.

Uma pesquisa recente realizada pela VeriSign apontou que 80% de todos os distribuidores fazem negócio em outros países além dos seus de origem. De uma maneira geral, os distribuidores autorizados vêem na expansão para outros países uma maneira atrativa de desenvolver seus negócios. Um terço destes entrevistados planeja expandir geograficamente nos próximos 12 meses.

16 de outubro de 2007

FIQUE DE OLHO - Especialistas descobrem técnica de crime cibernético que controla remotamente PC que utiliza VoIP

uol.com.br/tecnologia

A propagação de vírus e outras ameaças por meio de sistemas de VoIP tende a se tornar cada vez mais comum. Autores de códigos maliciosos encontraram nessa tecnologia uma forma de ter acesso a informações pessoais ou financeiras de usuários de Internet, alerta a Trend Micro, empresa de serviços e softwares de segurança de conteúdo de Internet e antivírus de rede.
"Os criminosos cibernéticos se aproveitam de notificações de voz de instituições financeiras para construírem sistemas automáticos com códigos maliciosos que parecem legítimos, conseguindo, dessa forma, que os usuários divulguem informações sobre conta-corrente, cartões de crédito, etc", conta Fábio Picoli, diretor de vendas da Trend Micro.

Neste ano foram descobertos diversos códigos maliciosos em sistemas VoIP, como uma versão do worm Stration propagada por meio de mensagens instantâneas do Skype, popular serviço de VoIP de baixo custo. A Trend Micro também descobriu o worm Pykse, que envia mensagens instantâneas aos contatos do Skype do usuário. Tais mensagens continham links que, ao serem acessados, abriam um arquivo de imagens enquanto descarregava uma cópia do worm. Já no final do ano passado, a empresa identificou um vírus chamado TSPY_SKYPE.

Recentemente, investigadores da empresa de segurança Sipera demonstraram uma técnica que permite ao hacker controlar remotamente um PC que utiliza VoIP. De acordo com os investigadores, o hacker pode inserir um pequeno script ou código em uma mensagem, que é executado quando o usuário recebe a chamada. Desse modo, o criminoso abre uma conexão que permite o acesso aos dados armazenados no computador.
"Por causa da rápida evolução das ameaças ao VoIP, as empresas, os provedores de serviços e consumidores precisam estar muito atentos. Os mecanismos de proteção, incluindo o uso de melhores práticas de segurança para VoIP e segurança de redes, são vitais para combatê-las. Além disso, os consumidores devem adotar ações para proteger os dados nos computadores que utilizam aplicações de VoIP", reforça o executivo.

Português está em sétimo na lista de idiomas mais presentes na Internet, aponta estudo

Uol.com.br/tecnologia

São Paulo, 15 de outubro de 2007 - Os internautas que falam inglês são os que mais usam a rede, segundo pesquisa da Worldstats.com. Em segundo lugar estão os asiáticos. Dos atuais 1,2 bilhão de pessoas que usam a Internet no mundo, 31% (366 milhões) tem o inglês como sua língua materna.
Os chineses, por sua vez, estão em segundo, mas registram taxas significativas de crescimento, em sete anos o número de usuários aumentou cinco vezes. Atualmente, existem 184 milhões (15,7% do total) de internautas dessa origem.

Em terceiro colocado estão os 102 milhões de pessoas que falam espanhol (8,7% do total), seguido do japonês (com 86 milhões ou 7,4%), francês (com 5% ou 59 milhões). A sequência por idiomas fica nessa ordem: alemão (com 5%, 59 milhões), português (4% ou 47 milhões), coreano (2,9% ou 34 milhões), italiano (2,7% ou 31 milhões) e o árabe (2,5% ou 29 milhões).
Por região, a Ásia lidera na quantidade de internautas (437 milhões), mas com uma taxa de penetraçãode somente 12% da população, o que deixa uma enorme margem de crescimento. Da Europa estão contabilizados 322 milhões de internautas e entre os norte-americanos, 233 milhões, com uma taxa de penetração de 40% e 70%, respectivamente
.