31 de agosto de 2007

Os Novos Meios de Comunicação

Visitando o Blog do amigo e conterrâneo Caramuru Paiva, me deparei com a excelente dissertação que ele faz a respeito dessa nossa nova era! Gostei tanto que estou postando aqui em meu blog para que mais pessoas possam ler!
Parabéns amigo!

Os Novos Meios de Comunicação

A expansão dos modernos meios de comunicação tem ocorrido numa velocidade estonteante. Por exemplo, desconheço um município no interior do Rio Grande do Norte que não disponha de serviço de INTERNET e das popularizadas LAN HOUSE, levando a rede mundial de computadores para um público majoritariamente jovem e das camadas mais pobres.

A telefonia celular é outro meio de comunicação que rapidamente se tornou um acessório básico e comum em quase todo o país. O nosso Estado é proporcionalmente o que mais possui aparelhos celulares no território brasileiro.

Os dois meios de comunicação trouxeram e continuarão provocando por um longo tempo mudanças profundas nas culturas e nos ambientes de trabalho. Comunicados, ofícios e contatos profissionais que anteriormente levavam até semanas para chegarem aos destinos, hoje são realizados em questão de segundos.

A velocidade da informação e os tempos nos trabalhos ficaram completamente diferentes com o advento da INTERNET e do telefone celular. Os homens e as mulheres que não possuem passam a sofrer uma enorme defasagem profissional percebidas pelos que tem acesso somente a partir do momento que passam algumas horas off line ou fora de área de serviço.

Podemos afirmar que com os dois novos meios de comunicação a noticia fica mais rápida e mais livre, fora dos ditames da censura prévia. Portanto, são importantes instrumentos na consolidação da democracia nos espaços de comunicação de massa. Mesmo considerando os abusos, irresponsabilidades e arbitrariedades realizadas com essas ferramentas.

Sob o prisma da consolidação da liberdade de comunicação, podemos concluir que as conseqüências negativas originárias do mau uso das duas ferramentas não superam as 1001 utilidades da INTERNET e da telefonia celular para corroborar com o encurtamento das distâncias e, assim, possam apoiar na luta de nos levar de uma posição atrasada para outro estágio aonde a informação contribua para promover a inclusão e a solidariedade entre os povos do mundo.


Caramuru Paiva, engenheiro agrônomo e coordenador do pólo PT médio oeste do RN.

30 de agosto de 2007

Só na China mesmo ....


Amigos.

Depois de um tempo "off", estou votando com a corda toda para o blog....


E voltando um pouco assustado.... Deu nos jornais que a china está implantando um sistema de PATRULHA VIRTUAL!!!!
Os dois agentes, uma mulher e um homem irão aparecer na tela dos chinesinhos, tanto de moto, quanto carro ou até a pé... E tudo isso a cada 30 minutos.
A medida está sendo tomada para monitorar sites que estejam fazendo propagandas pornográficas, que incitam separação, supertição dentre outras coisas "ruins".
Mas imagina se a moda pega hein? Se chegar ao Brasil, muitos sites aí ficarão fora do AR...

Abraço ....

10 de agosto de 2007

Novo padrão de IP será implementado até 2011

Um documento publicado esta semana pelos órgãos que administram a Internet propõe a adoção do IP versão 6 (IPv6 - vide dtmurl.com/bcj) até o ano 2011. A versão atual do protocolo IP, a de número 4, possui diversos problemas de segurança e já está com a capacidade de endereçamento virtualmente esgotada.
Segundo o The Inquirer, a IETF - Interner Engineering Task Force, órgão que decide os destinos tecnológicos da grande rede, publicou um Internet draft propondo um plano de migração do atual IPv4 para IPv6.
Se o draft, que é apenas um rascunho, for aprovado e se tornar um documento oficial, a migração deverá ocorrer em três etapas. A primeira, que começa imediatamente e termina no fim de 2008, seria um estágio preparatório no qual as empresas migrariam apenas computadores não essenciais. Na segunda etapa, que ocorreria em 2009 e 2010, seria obrigatório migrar os serviços essenciais ligados diretamente à Internet. Em primeiro de janeiro de 2011, todos os computadores - internos e externos - precisariam obrigatoriamente já estar funcionando em IPv6. O IPv4 estaria, portanto, descontinuado até 2011.
O protocolo IP é o padrão de endereçamento que permite a comunicação entre computadores pela Internet e nas redes dentro das empresas. Sua versão atual já é bastante antiga e possui problemas insolúveis. Além das questões de segurança, que periodicamente são descobertas, o IPv4 já esgotou sua capacidade de expansão. Cada computador ligado à Internet - seja um computador pessoal, seja um servidor que hospeda um site - precisa de um endereço único que o identifique na rede. Esse número é chamado endereço IP ou número IP (IP = internet protocol).
Quase não existem mais endereços IP para distribuir a novos internautas, o que quer dizer que a Internet estaria fadada a não crescer caso não se tomasse uma providência. O advento do IPv6 resolveria todos esses problemas. O texto do Internet draft pode ser lido (em inglês) no atalho dtmurl.com/bas.------

2 de agosto de 2007

Entendendo O Acesso a Internet Via Rádio ...

Matéria Publicada no CGNEWS - 02/08/07


Internet Via Rádio
O Acesso Via Rádio é uma das tecnologias de banda larga à Internet que mais cresce atualmente, transportando sinais de Internet de um Provedor de Acesso até o cliente final através de sinais de rádio, antenas transmissoras e receptoras e cabeamento de rede. Vale ressaltar que o sinal de rádio e as antenas não são prejudiciais à saúde. Esse tipo de acesso a Internet atende empresas, shoppings, condomínios verticais e casas. O mesmo possui inúmeras vantagens em relação ao acesso discado, forma mais comum de conexão à Internet, e também em relação a outros tipos de conexão banda larga.

Como funciona o acesso Via Rádio?
O funcionamento do Acesso via Rádio é simples. O sinal é enviado através de servidores e antenas máster, até uma antena receptora localizada no cliente. No caso de uma casa, o equipamento se resume a uma antena que recebe o sinal (receptora), localizada no ponto mais alto da edificação (terraço, caixa-d’água) e um computador equipado com uma placa de rádio.

Como todo tipo de serviço, o acesso a internet via Rádio tem suas vantagens e desvantagens.

Principais Vantagens:
Não há necessidade de discar a conexão, Conexão ativa 24h.
O Acesso é mais rápido e bem mais em conta do que por linha discada.
Excelente Custo Beneficio e Fácil instalação.

Grande desvantagem:
Na grande maioria dos acessos a internet via rádio, as velocidades não passam de no máximo 256kbps, alguns trabalhando apenas com 64 e 128kbps, o que é muito pouco para o padrão mundial que é de 7MB e Nacional que já chega a quase 1Mb, em ADSL Terrestres.

Você Sabia?
No Brasil algumas cidades já tem "em testes" acesso a internet através da energia elétrica e é chamada de Power Line Communications (PLC). A cidade de Barreirinhas/MA é pioneira nesse serviço, a mesma está passando por uma fase de testes.

Dica:

Faça uma desfragmentarão do seu HD (Hard Drive0 pelo menos uma vez por semana, isso ajuda a manter seu computador mais rápido, pois ela organiza seus arquivos dentro do Hard